Connect with us



Agricultura

Colheita da soja chega a 95,1% no Brasil! Até agora, 6 estados terminaram

Publicado

em

Safismi

A colheita da soja atinge agora 95,1% da área de 38,6 milhões de hectares semeados em 2020/2021 no Brasil. O levantamento da consultoria Safras & Mercado também mostra que o atraso diminuiu bastante em relação ao ano passado e a média histórica. Ao todo 6 estados já terminaram os trabalhos, confira!

O avanço da colheita da soja de uma semana para outra não foi tão grande, já que na semana passada o ritmo era de 91,3% no país. Apesar disso, o total atual já está bem próximo do ritmo do ano passado (97,6%) e também da média para o período, que era de 96,7%.

Dos 12 estados acompanhados de perto pela consultoria, 6 deles já terminaram a colheita: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.

O estado mais atrasado ainda é o Rio Grande do Sul, que colheu 81%, contra os 98% do ano passado e os 91,8% da média para o período.

soja brasil

Levantamentos oficiais

Rio Grande do Sul

A colheita da soja atinge 80% da área de 6 milhões de hectares semeados na safra 2020/2021 no Rio Grande do Sul. O percentual ainda é inferior aos 93% da temporada anterior e aos 89% da média dos últimos cinco anos. Mas vale destacar o grande avanço ante a semana passada, quando a colheita era de 61% apenas.

“A colheita de soja avançou significativamente na semana que passou devido ao favorecimento do clima seco. Assim, 80% da safra está colhida no estado. O produtor está satisfeito com a produtividade e com os preços praticados, que continuam em alta”, afirma a entidade.

Segundo a Emater, além dos 80% o restante das lavouras se dividem entre: 2% em enchimento de grãos e 18% em maturação.

Argentina

A colheita da soja na Argentina deu um grande salto de uma semana para outra, apontam dois levantamentos oficiais do país. De qualquer maneira, tanto o Ministério da Agroindústria da Argentina, quanto a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, apontam para um grande atraso ante o ano anterior.

Segundo o levantamento semanal realizado pela Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a área colhida de soja chega a 32,9% dos quase 16,8 milhões de hectares plantados nesta temporada. Na semana anterior o índice era de 18,5%.

Fonte: Canal Rural

Uniguaçu