Connect with us



Destaques

Colégio Parigot inicia obras de reparos em São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

A direção do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza de São Miguel do Iguaçu, juntamente com o Núcleo Regional de Educação (NRE) anunciou na manhã desta quarta-feira (23/09) o início das obras na estrutura física da instituição de ensino. O contrato inclui melhorias na Sala de Recursos, reparos no hall de entrada, refeitório e muro de divisa, além da instalação de soleiras, execução de piso ligando os blocos e acesso à quadra de esportes.

A obra será executada com recursos do Governo Estadual, por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Alexandre Amaro (Republicanos). O investimento é de R$: 113.745,00 com prazo de 90 dias para conclusão.

A Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu, Silvana Garcia André, ressalta que os reparos estruturais devem favorecer e aprimorar a qualidade do ensino, proporcionando um ambiente ainda mas produtivo.

Para a Diretora Interina do Colégio Pedro Viriato Parigot de Souza, Leonilde Scariot de Souza, a conquista representa o reconhecimento de um trabalho com resultado reconhecido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no qual instituição obteve o primeiro lugar na área urbana de São Miguel do Iguaçu..

Em entrevista à Rádio Jornal, o Diretor Auxiliar Marcel Medeiros comemorou os bons resultados obtidos no Índice Nacional da Educação Básica (IDEB).

O Contrato Administrativo firmado através da FUNDEPAR e a Empresa Construtora Trigama Ltda- ME, contempla os seguintes serviços:

1.Reparo na sala de recurso;
2.Reparos no Pátio coberto 2 compreendendo execução de manta térmica, forro e substituição de piso cerâmico;
3.Substituição de piso cerâmico do Pátio coberto 1, hall, banheiros e acesso da secretaria;
4.Revestimento de paredes com pastilha no Pátio coberto 1;
5.Substituição da porta rolo na cozinha;
6.Execução de piso entre bloco II e III;
7.Reparo no muro de divisa;
8.Substituição de alambrado;
9.Execução de acesso à quadra de esportes;
10.Instalação de duas soleiras no corredor da secretaria;
11.Limpeza final.

O Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza é uma entidade educacional mantida pelo Governo do Estado através da mantenedora SEED. Ele está localizado à Rua Afonso Alves de Camargo, 483, na cidade de São Miguel do Iguaçu. Oferta atualmente um Ensino de qualidade para turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos períodos da manhã, tarde e noite. O projeto da criação nasceu na comunidade porque as crianças que moravam do lado direito da BR 277 sentido Foz do Iguaçu – Cascavel só tinham acesso à escola pública atravessando a rodovia. O que infelizmente ceifou a vida de um dos alunos. A família da vitima juntamente com a comunidade iniciou uma mobilização solicitando a criação de uma escola que atendesse as crianças sem que as mesmas corressem o risco de vida tendo que atravessar a rodovia para ter acesso à educação.

A Escola foi então construída com a mobilização das famílias em convênio com a Prefeitura Municipal e FUNDEPAR e inaugurada em 26 de julho de 1976, dando início às atividades pedagógicas em 14 de fevereiro de 1977, atendendo 178 alunos , sob a direção da Professora Maria Helena P. Tolazzi e na secretaria Iloni Christ Hudson. A escola iniciou o ano letivo sem decreto de criação, sendo posteriormente criada e autorizada a funcionar pelo Decreto de n° 20/81 de 8 de julho de 1981. O Plano de Implantação foi aprovado pelo Parecer de n° 14/79 de 5 de fevereiro de 1979. A Resolução 4349/83 de 30 de dezembro de 1983 autorizou o funcionamento gradativo de 5a a 8a séries no período diurno que foi reconhecido pela Resolução 4978/ 87 de 29 de Dezembro de 1987 e a Renovação do Reconhecimento do Ensino Fundamental n° 2481/03, DOE n° 6570 de 25/09/03, Ato Administrativo n° 179/2002. A partir de 2007, com a implantação do Ensino Médio noturno de forma gradativa, passou a se chamar Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza – Ensino Fundamental e Médio. Desde o ano de 2011 está em funcionamento o Ensino Médio no período da manhã e noite e atende alunos oriundos da zona urbana e rural.

O ensino médio conquistou o melhor resultado no IDEB deste município, ou seja primeiro lugar entre os colégios que ofertam ensino médio neste município. O Parigot também figura entre as 5 melhores escolas do NRE de Foz do Iguaçu, fruto de muito trabalho, esforço dedicação e comprometimento. No ranking geral, a instituição é a terceira com melhor resultado no ensino médio em São Miguel do Iguaçu.

 

Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu