Connect with us



Agricultura

Chuva avança para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso

Publicado

em

Safismi

Uma frente fria associada a uma área de baixa pressão atmosférica presente entre o Paraguai e o oeste da região Sul já tem provocado pancadas de chuva em diversas áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná.

Nesta quarta-feira, 6, chove com intensidade moderada, acompanhado de trovoadas, em pontos do norte e serra gaúcha e também no oeste, sudoeste e sul do Paraná. Chove fraco também em pontos do interior, oeste e serra catarinense e as temperaturas amenas predominam nos três estados.

Esta mesma área de baixa pressão já provoca chuva também em grande parte de Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso, acompanhadas de trovoadas em algumas cidades. Na metade leste do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, ainda há predomínio de tempo firme, sem registro de chuva.

A Somar Meteorologia afirma que o tempo firme também predomina em toda a região Sudeste do Brasil devido a atuação de uma massa de ar seco. O aumento de nebulosidade ocorre apenas no sul paulista mas ainda não chove.

Em grande parte do Nordeste, com exceção da faixa litorânea que se estende de Salvador (BA), incluindo o litoral do Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, parte da Paraíba e litoral do Rio Grande do Norte, pancadas de chuva de intensidade fraca a moderada ocorrem devido à umidade que vem do oceano. No litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão, não chove, mas há bastante nebulosidade.

Já na região Norte, predomínio de tempo firme é verificado em todo o estado do Tocantins. Na faixa que se estende do norte e noroeste do Pará, Amapá, leste e sudoeste do Amazonas, Roraima, parte do Acre e oeste de Rondônia, pancadas de chuva com trovoadas ocorrem devido à instabilidades tropicais e à atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Fonte: Canal Rural com informações da Somar Meteorologia | Foto: Sistema Faep

Uniguaçu