Connect with us



Agricultura

Chimarrão: benefícios à saúde humana vão do preparo ao consumo

Publicado

em

Safismi

Tomar chimarrão é um hábito cultural na região sul do Brasil. Nos estados com clima frio como o Rio Grande do Sul, a bebida preparada a partir da mistura da erva-mate com água quente em uma cuia é consumida diariamente.

Além de seguir a tradição, apreciar a bebida típica dos sulistas pode trazer uma série de benefícios à saúde, segundo especialistas. É fonte de nutrientes como vitamina B1, B6, C, D, E e minerais como ferro, fósforo potássio e manganês. Um estudo do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul concluiu que o chimarrão ainda pode reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

A bebida também possui antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento celular e doenças como o câncer. Outro benefício do chimarrão é a presença de cafeína, que tem efeito termogênico, e, portanto, contribui para acelerar o metabolismo. “A ingestão da bebida antes de praticar atividades físicas pode dar mais energia na hora de fazer exercícios”, afirma Rucielli Frohlich, nutricionista responsável pelo programa de emagrecimento Mente Magra.

Para quem quer emagrecer, o chimarrão pode ser um aliado. O ato de preparar a bebida estimula o circuito mesocorticolímbico, que produz os maiores níveis de dopamina, o neurotransmissor do prazer, e, consequentemente, diminui a ansiedade. “Diversas pesquisas comprovam que o emagrecimento está totalmente ligado ao fator emocional. E pela experiência que já tive com mais de mil mulheres, tomar chimarrão é uma prática que pode ajudar no processo ao promover a sensação de prazer e controlar a ansiedade”, diz Sorella Mendes, psicoterapeuta e idealizadora do programa de emagrecimento Mente Magra.

De acordo com a psicoterapeuta, tomar chimarrão também é um meio de socialização, pertencimento e preenchimento. “Além de ser um hábito saudável, tomá-lo é como se fosse uma terapia”, acrescenta Sorella. Apesar da popularidade no sul, é possível encontrar a erva-mate, base do chimarrão, em supermercados de grande porte na maioria dos estados brasileiros. Que por final, caí muito bem nesta época fria do ano.

 

Globo Rural

Uniguaçu