Connect with us



São Miguel do Iguaçu

Chefe do Cartório Eleitoral em São Miguel do Iguaçu passa orientações sobre as eleições de domingo (06)

Publicado

em

No próximo domingo (06), 21.634 eleitores de São Miguel do Iguaçu irão às urnas para escolher o prefeito, vice-prefeito e os vereadores que irão compor a administração municipal no período de 2025 a 2028. Nesta quinta-feira (03) , conversamos com a chefe do Cartório Eleitoral de São Miguel do Iguaçu, Sonalle Batista de Oliveira, que passou orientações importantes.

“As eleições municipais são importantes, em primeiro lugar, porque a qualidade de vida do município depende diretamente das escolhas da população para os cargos de prefeito e vereador. Os projetos relacionados à saúde, saneamento básico, meio ambiente e educação são de responsabilidade do município, ainda que conta com o apoio da União e do Estado”, reforçou Sonalle.

Confira a entrevista na íntegra:

Documentos aceitos

De acordo com o artigo 102 da Resolução nº 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para comprovar sua identidade no dia da eleição, você pode apresentar:

e-Título (para quem tem cadastro biométrico);

carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, incluindo carteiras de categoria profissional reconhecidas por lei;

certificado de reservista;

carteira de trabalho; e

Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Dentro da cabina de votação

Na cabina de votação, é proibido utilizar celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou quaisquer objetos que possam comprometer o sigilo do voto. Para consultar os números de seus candidatos, é recomendado que a pessoa anote os números em um papel, na chamada “colinha”.

Não é permitido que crianças entrem na cabina de votação na companhia da eleitora e do eleitor, com exceção de crianças de colo, ou digitem os números na urna eletrônica. As pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista ou mobilidade reduzida podem ser auxiliadas por pessoas de confiança no momento da votação.

Vale lembrar que, assim como pessoas idosas, gestantes, lactantes, com deficiência ou com transtorno do espectro autista, as eleitoras e os eleitores com crianças de colo têm preferência na hora de votar.

Fonte: Rádio Jornal com inf. TSE

Uniguaçu