Connect with us



Notícias

Centro Regional de Inteligência será criado no Paraná

Publicado

em

Safismi

O secretário de segurança pública, Julio Reis, participou ontem à tarde do encontro de representantes das forças policiais na fronteira. O encontro aconteceu na sede da Polícia Federal em Foz Do Iguaçu. Na ocasião, o secretário anunciou a criação do centro regional de inteligência no Paraná.

Esta foi a quarta reunião do gabinete de gestão integrada de fronteira, o GG1-FRON e contou com a presença do secretário de segurança pública, Julio Reis. Também participaram representantes das Policiais Federal, Civil e Militar. O encontro acontece todos os anos desde que o GGI foi criado. A ideia é colocar na mesa os resultados dos trabalhos integrados das forças de segurança no Paraná.

Durante o encontro, foi apresentado o programa de proteção integrada de fronteiras, desenvolvido em nível nacional. O programa tem como objetivo integrar e articular ações de segurança pública da união, de inteligência e de controle aduaneiro com as forças armadas nos municípios de fronteira. Reis comemorou os bons resultados apresentados até agora pela integração das policiais na região.

O secretário também anunciou a criação do Centro Regional De Inteligência no Paraná. Segundo ele, falta apenas o aval do secretário nacional de segurança pública. Inicialmente, o centro será na capital, em Curitiba, mas segundo o secretário, a ideia é futuramente trazer ele para a fronteira, aqui em Foz do Iguaçu.

Das ações com mais sucesso na fronteira foi a Operação Esforço Integrado, realizada em junho deste ano. Em pouco tempo, as forças de segurança juntas conseguiram prender 83 pessoas. Apreenderam quase três toneladas de drogas. Isso tudo com o trabalho integrado e com a tecnológica a favor. Ações que fortalecem principalmente as políticas nacionais de combate as principais organizações criminosas do país que tentam conquistar cada vez mais as regiões de fronteira. Como o contrabando e o tráfico de armas e drogas.

Jornal da Catve

Uniguaçu