Connect with us



Notícias

CCZ inicia vacinação contra raiva na zona rural de Foz

Publicado

em

Safismi

O Centro de Controle do Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu inicia na próxima quarta, 03, uma nova etapa na vacinação contra raiva (hidrofobia). Técnicos em zoonoses irão visitar os imóveis no Alto do Boa Vista, zona rural de Foz, para vacinar cães e gatos que ainda não foram imunizados este ano. A vacinação é gratuita e ação acontece entre 09h e 13h.

Os técnicos do CCZ apontam quem a participação dos moradores é fundamental. Proprietários de animais devem auxiliar na contenção dos mesmos. Para os dias de vacinação é fundamental que os animais estejam custodiados, pois é comum na zona rural, que a maioria viva solto.

Apesar da vacinação em Foz do Iguaçu ter sido suspensa em janeiro de 2017 por determinação do Governo Federal, a retomada não é considerada uma “campanha de vacinação”. O vírus da raiva (variante canina) não está em circulação no município, portanto, não existe a necessidade da realização de uma “campanha”. Mesmo sendo considerada uma ação preventiva e educativa, a meta é atingir 100% dos animais da região.

Vacinação itinerante e permanente

A vacina é disponibilizada gratuitamente na sede do CCZ, no Jardim Ipê 3, sempre as segundas-feiras, das 8h às 14 horas. À partir de novembro, serão estabelecidos pontos semanais, para atender diferentes regiões. Em 12 meses mais de 40 mil animais devem ser vacinados. A vacina também pode ser encontrada em clínicas particulares e faz parte das responsabilidades do proprietário do animal.

Uniguaçu