O Pronto Atendimento do Complexo Hospitalar Municipal de São Miguel do Iguaçu registrou uma média de duzentos atendimentos por dia durante a semana do Carnaval. Os dados são referentes aos dias 24 à 27 de fevereiro de 2020.
O balanço foi apresentado pelo Secretário de Saúde Luiz Antônio Klajn e pela Diretora do Pronto Atendimento Helen Oliveira durante uma transmissão ao vivo pelo Facebook. De acordo com os gestores, o índice é alto para um feriado prolongado.
O índice foi puxado principalmente por pacientes com sintomas de dengue e síndromes gripais. “Pedidos a compreensão e a paciência da população, pois a equipe se mobilizada em casos de emergência registados neste período”, disse o Secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde explica que os pacientes com suspeita de dengue são encaminhados para exames para confirmar a notificação. Pessoas que apresentam sintomas também são submetidas a internações e outros procedimentos. “São cerca de dois litros de soro por paciente, além de atendimento de situações graves decorrentes de acidentes”, afirma a Diretora do Pronto Atendimento Helen Oliveira.
A equipe da Saúde reforça o pedido para os cuidados necessários no combate à dengue. A recomendação é que o cidadão continue limpando os locais e evitando água parada, para não virar um criadouro do mosquito.
Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel