Durante o mês de setembro, o Centro de Atenção Psicossocial de Santa Terezinha de Itaipu (CAPS) intensificou os diálogos sobre a importância da valorização a vida, além de alertar pacientes e familiares a respeito do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.
De acordo com a coordenadora do CAPS, Daniela Marquetti, a iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela instituição ao longo de dois anos de existência e que ganhou força com o Setembro Amarelo. “No mês de prevenção ao suicídio, nós intensificamos as atividades já realizadas com os pacientes ao longo do ano. Essa é uma forma de reafirmarmos o nosso compromisso com a vida de cada pessoa atendida, bem como de seus familiares, que desempenham um papel importantíssimo antes, durante e após o tratamento”, explica.
Em alusão ao Setembro Amarelo, o CAPS realiza amanhã (25) uma atividade diferenciada que deve envolver os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Ainda de acordo Daniela, na quarta-feira (19), o Caps promoveu uma palestra sobre a importância da família na prevenção do suicídio. Durante o encontro, os familiares puderam entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer duvidas pertinentes. “A maioria dos suicídios é precedida por sinais de alerta, sejam verbais ou comportamentais. É claro que existem alguns suicídios que ocorrem sem aviso. Mas é importante entender estes sinais de alerta e olhar para eles”, destaca.
Além da palestra envolvendo os paciente e seus familiares, o Caps promoveu também um piquenique. A ação foi realizada na terça-feira (18) na Chácara Muller. O piquenique teve como objetivo quebrar a rotina dos pacientes e estimular o companheirismo entre si.
Assessoria