Connect with us



Notícias

Cantor sertanejo é preso suspeito de financiar clipes com golpes bancários no PR

Publicado

em

Safismi

O cantor sertanejo Rick Ribeiro foi preso suspeito de participar de uma quadrilha responsável por furtar mais de R$ 30 milhões de contas bancárias na manhã desta segunda-feira (17), em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. Ele seria um dos hackers do grupo e usaria o dinheiro dos crimes para financiar os clipes musicais para divulgar seus trabalhos na mídia e nas redes sociais.

A prisão ocorre no âmbito da Operação Open Doors da Polícia Civil e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Dois mandados de prisão e três de busca e apreensão foram cumpridos em Ponta Grossa. Entre os itens apreendidos estão computadores, documentos e um veículo de luxo.

Operação Open Doors

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu inicio hoje (17)  a Operação Open Doors. Foram expedidos 43 mandados de prisão e mais de 40 de busca e apreensão em sete estados. Ao todo, 237 suspeitos foram denunciados por hackear a conta bancária de correntistas. Os mandados são cumpridos no Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Bahia, Ceará, Santa Catarina e Pará.

De acordo com as investigações, uma das fraudes aplicadas pelo grupo é o envio aleatório de emails e mensagens por celular a milhares de pessoas. As mensagens eram identificadas como sendo de instituições bancárias e pediam para que os clientes atualizassem suas senhas clicando em um endereço específico na internet. Ao clicar nesses endereços, as vítimas eram direcionadas a web sites com programas capazes de capturar informações de contas e senhas, que permitiam à quadrilha retirar quantias dessas contas de forma fraudulenta.

Outro golpe do grupo, que causava prejuízos ainda maiores segundo o Ministério Público (chegando a R$ 500 mil em alguns casos), era a ligação telefônica para potenciais vítimas. Os fraudadores se faziam passar por funcionários de bancos para obter dados pessoais. Entre os alvos estavam inclusive funcionários do setor financeiro de grandes empresas.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro, somando-se as duas etapas, a Operação Open Doors já identificou e indiciou 320 pessoas em todo o Brasil – numa clara demonstração de que o grupo criminoso é extremamente estruturado e, sua atuação, complexa.

A denúncia ainda aponta que os integrantes da organização adotaram mecanismos para camuflar a origem ilícita do produto de seus crimes econômicos, na figura típica conhecida como lavagem de dinheiro, por meio da utilização de ‘laranjas’ na compra de terrenos, apartamentos e salas comerciais e para a ocultação de patrimônio.

Os suspeitos serão indiciados por diversos crimes, entre eles organização criminosa, lavagem de dinheiro e furto qualificado.

 

Fonte: Paraná Portal

Uniguaçu