Connect with us



Esporte

Campeão Mundial Marinho visita São Miguel do Iguaçu

Publicado

em

Safismi

por João Maria / Jornal O Farol

No último sábado, ao chegar a AABB, para participar do tradicional Campeonato de Futebol Suíço – Jones de Souza que também participa, veio ao meu encontro me cobrando – cadê a máquina? – referindo-se a máquina fotográfica instrumento de trabalho que dificilmente desgrudo dela.

“Você não imagina quem está nos visitando hoje…”, me disse ele, apontando para o quiosque onde se encontrava um senhor de idade (6.3), pele escura, falante e cercado de admiradores.

“Olha aí quem está com a gente. Marinho, campeão do mundo pelo Flamengo em 1981, naquela goleada histórica no Liverpool por 3×0” e continuou – “olha o carisma, olha a humildade deste cidadão…”, me dizia Jones demonstrando uma profunda admiração, com brilho nos olhos.

Em seguida chamou o nosso poeta e repentista Valdomiro Garcia, que de improviso fez uma saudação com versos memoráveis agradecendo a presença e enaltecendo os seus feitos no mundo da bola para a grandeza do esporte. Parabéns Jones!

São ações, reconhecimentos assim que fazem toda a diferença. Marinho que ao lado de Zico, Adílio e Cia., viveu uma época memorável na Gávea de 1980 a 84, e ajudou o Flamengo em importantes conquistas. “Foram muitos títulos pelo Flamengo. Ganhamos o Carioca de 81, três Brasileiros (1980, 82 e 83), além da Libertadores e do Mundial, em 1981”, relembra com saudade o ex-zagueiro.

Vendo Marinho falar dos seus feitos e ao mesmo tempo participando de uma competição local que, mesmo sendo amadora é muito parecida com a disputa de uma copa do mundo – ninguém quer perder e dão o máximo de si, fica a pergunta: Como explicar essa fascinação que essa gorduchinha chamada bola exerce sobre o ser humano individualmente e coletivamente?

Se encontrarmos esta resposta é bem possível que vamos ter em mãos uma fórmula para salvar a humanidade através do controle das emoções… Sim! Num jogo de futebol, até mesmo numa “pelada” como se diz na gíria – é só a bola rolar que as pessoas se transformam e, neste estado emocional, o subterrâneo obscuro do futebol se liga ao subterrâneo da vida social…

O futebol tem uma ligação íntima com o poder; o carisma exercido pelos craques que conseguem fazer com os pés lances geniais está intrinsicamente vinculado às políticas econômicas e sociais – às vezes como desvio de foco e outras como ações diretas para fortalecer o jogo de poder e manter o status quo no tabuleiro da vida que passa de geração para geração…

Volto numa outra oportunidade com mais profundidade neste tema envolvendo nossas existências sociais, onde vemos os mais diferentes sentimentos de valorização, inclusão e a fragilidade existencial…

Voltando ao Campeonato da AABB, neste sábado, o confronto mais esperado é no último jogo, entre a equipe da Innova X Rádio Jornal.

A Innova vem liderando a competição com 09 pontos, três vitórias e um saldo positivo de 19 gols; tem o artilheiro da competição, Juninho Valduga com 15 gols;

A Rádio Jornal tem um jogo a menos, 06 pontos, em segundo lugar e tem como destaque outro Junior –, aliás, Dr. Júnior, que pelo futebol que vem jogando – fazendo com os pés praticamente o mesmo que faz com as mãos como cirurgião – é bem provável que lá no fundo, ainda mantém acesso o desejo de abandonar a medicina e vestir a Camisa Amarela da Seleção.

Confira os Jogos:

15h00 – Cresol X Grazy Flores

16h00 – AABB Medianeira X Seguragro

17h00 – Laticínios Kase X Friconzatti

18h00 – Innova X Rádio Jornal

 

Jornal O Farol

Uniguaçu