Neste sábado, 09, será realizada mais uma edição da campanha Recicla SMI, que incentiva a coleta seletiva e a destinação correta de resíduos recicláveis em São Miguel do Iguaçu. A ação acontece das 08h às 11h30, na Feira do Produtor, próxima à Prefeitura, e conta com a parceria da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem (AMAR) e dos feirantes da agricultura familiar.
Nesta quarta-feira o o diretor de Arborização e técnico da UVR, Andryws Rafael Gois e a chefe de divisão da UVR, Mayara Bauer, estiveram na Rádio Jornal para explicar como funciona a ação.
Durante a campanha, os participantes podem trocar materiais recicláveis do dia a dia, como papel, plástico, papelão, alumínio e vidro não-temperado por vale-compras que são aceitos na própria feira. O objetivo é estimular práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, fortalecer a economia local.
“A separação do lixo começa em casa e é o primeiro passo da reciclagem. Quando não é feita corretamente, os materiais podem ser contaminados e não reciclados. A separação é essencial e é uma responsabilidade compartilhada, prevista em lei”, destacou o diretor de Arborização e técnico da UVR, Andryws Rafael.
A Feira do Produtor funciona regularmente às quartas-feiras e aos sábados, oferecendo uma variedade de produtos, como salames, queijos, verduras e legumes orgânicos, pães caseiros, entre outros alimentos produzidos por pequenos agricultores da região.
No mesmo dia da campanha, haverá uma ação paralela para o recolhimento de lixo eletrônico, como computadores, celulares, cabos e eletrodomésticos. Os materiais serão destinados a uma empresa especializada em reciclagem.
“Muita gente tem em casa eletrônicos que não usa mais, como celulares e televisores, e não sabe como descartar. Pode levar até a gente, que faremos o descarte correto”, explicou a chefe de divisão da UVR, Mayara Bauer.
Não serão aceitos materiais orgânicos, pneus, roupas, móveis, entulhos e vidros temperados.