Connect with us



Notícias

Campanha contra Diabetes e Hipertensão oferece exames gratuitos em São Miguel

Publicado

em

Safismi

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Em São Miguel do Iguaçu, o Lions Club promove na manhã nesta terça-feira (12/11) uma ação alusiva à Campanha Contra Diabetes e Hipertensão Arterial. Quem passar pelo calçadão da Rua Farroupilha irá receber panfletos informativos sobre os sintomas, prevenção e o tratamento das duas doenças. Também serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e encaminhamento para exames de sangue no Laboratório Marcon.

A blitz da Campanha Contra Diabetes e Hipertensão Arterial será realizada no horário das 8h às 12h em frente à Rede Nacional Móveis e Eletros, no centro da cidade do Iguaçu. O evento tem o apoio da Secretaria de Saúde de São Miguel do Iguaçu e do Laboratório Marcon.

Em entrevista ao apresentador Ademir José na edição desta segunda-feira (11/11) do “Show da Jornal, as coordenadoras da campanha Marildi Fagion e Rosinei Gonzatti Presa (foto), explicaram os detalhes da ação.

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.

O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).

Redação RJ com informações do Ministério da Saúde

Uniguaçu