Connect with us



Notícias

Caminhada abre campanha Outubro Rosa em Santa Terezinha de Itaipu

Publicado

em

Safismi

Conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero, afim de aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. Esta é a proposta da Campanha Internacional Outubro Rosa, que mobiliza instituições públicas e privadas em todo o mundo.

Para abrir a programação do mês de conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero em Santa Terezinha de Itaipu, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a ACISTI (Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha de Itaipu) realiza nesta sexta-feira (05) uma caminhada em apoio a causa.

A caminhada com saída em frente ao Paço Municipal tem previsão de início para às 8h30 e deve movimentar as ruas Adolpho Lolatto, 1º de Maio e Avenida dos Estados, encerrando na Praça Silvino Dal Bó. Além disso, durante o mês de Outubro, todas as unidades básicas de saúde devem promover o dia D de Saúde da Mulher, onde serão realizados acolhimento e triagem, exames clínicos de mama, avaliação odontológica, coleta do preventivo, solicitação de mamografia, orientações nutricionais e psicológicas.

Dia D

A abertura do dia D acontece na quinta-feira (11) na UBS do BNH e região dos Conjuntos. O horário de atendimento neste dia será das 8h às 20h. Na sexta-feira (19) a ação será realizada na UBS do Bairro Santa Mônica, das 08h às 20h. Na sexta-feira (26) o dia D deve atender a população da região central, também das 08h às 20h. Na terça-feira (30) acontece na UBS do Bairro Parque dos Estados o encerramento do dia D. “No dia D de Saúde da Mulher, as pacientes devem apresentar o cartão do SUS, o CPF e o RG. A apresentação destes documentos é imprescindível para o atendimento”, acrescenta a diretora de Saúde, Eliane Brambatti.

Uniguaçu