A Câmara Municipal de São Miguel do Iguaçu realizou nesta segunda-feira, 26, a 17ª Sessão Ordinária de 2025. Entre os destaques da pauta estão projetos de lei que tratam da ampliação de vagas em cargos públicos, investimentos sociais e melhorias na infraestrutura da cidade.
Do Poder Executivo, quatro projetos estão em tramitação. Um deles propõe a concessão de uso de veículos de passageiros para garantir igualdade de acesso ao serviço público municipal. Outro projeto prevê a ampliação de vagas para os cargos de psicólogo e assistente social, em segunda votação. Também estão na pauta a ampliação de vagas para engenheiro civil, via Processo Seletivo Simplificado, e a formalização de um termo de fomento com o IDESS, no valor de R$ 603 mil, para atender demandas de moradia indígena. A presidente do legislativo Juliane Dandolini fala sobre as principais pautas.
Já entre as proposições da Câmara, dois projetos de lei denominam ruas do município. Um deles homenageia Joaquim Andalicio de Rezende de autoria do vereador Lafaiete e o outro dá o nome de José Mário Junqueira a uma via na Linha Indiánópolis, essa em fase de leitura de autoria do vereador Raulique Farias.
Também foram apreciadas indicações para a melhoria de serviços e obras no município. Entre elas, a solicitação à Copel para fornecimento de energia trifásica e instalação de caixa d’água na comunidade de Linha Bela Vista; calçamento com paver no Bairro Novo Mundo; criação de um Escritório de Compras Públicas em parceria com a ACISMI e SEBRAE; e a instalação de faixas elevadas em pontos estratégicos, como nas ruas Farroupilha, Santo Antônio e em frente ao Colégio Castelo Branco.
O vereador Anderson Lazzeris comenta a indicação 090/2025. “Os moradores da comunidade trouxeram essa demanda tão importante para nós, que é o fornecimento de energia trifásica. Sabemos que há 11 aviários na localidade e eles realmente dependem muito dessa energia. Também foi solicitada a instalação de uma nova caixa d’água, já que a atual não é suficiente para atender todas as residências. Como vereadores, buscamos nas comunidades as principais necessidades e as apresentamos em forma de indicação ao nosso Executivo”, ressaltou.
MATÉRIAS DO PODER EXECUTIVO
Projeto de Lei 434/2025 – Amplia vagas dos cargos de psicólogo e Assistente Social 2ª votação
Objetivo: Ampliar atendimento da demanda do setor.
Projeto de Lei 436/2025 – Amplia vagas no Cargo de Engenheiro Civil – 1ª votação
Objetivo: para atendimento da demanda do setor pelo Processo Seletivo Simplificado.
Projeto de Lei 437/2025 – Termo de Fomento com IDESS R$ 603.504,87 – 1ª votação
Objetivo: Atender demanda social à moradia indígena, no território do Munícipio
PROPOSIÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL
Projeto de Lei 435/2025 Denomina rua Joaquim Andalicio de Rezende
Autor: Vereador Lafaiete Ganda Meira – 1ª votação
Projeto de Lei 439/2025 Denomina rua José Mário Junqueira em Linha Indianópolis
Autor: Vereador Raulique Farias – leitura
INDICAÇÕES 2025
090 – Indica à COPEL o fornecimento de energia elétrica trifásica e à Prefeitura a instalação de nova caixa
d’água comunitária para a Comunidade de Linha Bela Vista
Autores: Juliane, Anderson, Evandro e Vanderlei
091 – Calçamento com Paver na rua Joaquim Manoel Scheffer do Bairro Novo Mundo
Autor: Vereador Lafaiete
092 – Criação de Escritório de Compras Públicas em Parceria com ACISMI e SEBRAE
Autor: Vereador Raulique
093 – Faixa elevada nas Ruas Farroupilha e Santo Antônio no Distrito São Jorge
Autor: Vereador Adelar
094 – Faixa elevada em frente ao Colégio Castelo Branco
Autor: Vereador Juninho
Câmara Municipal – São Miguel do Iguaçu-PR, em 26 de maio de 2025