Connect with us



Notícias

Cai a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Foz; Entenda

Publicado

em

Safismi

O boletim epidemiológico de Covid-19 em Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 23, apresenta taxa de ocupação dos leitos de UTI disponível para coronavírus de 31%. O percentual corresponde a 9 leitos de um total de 29 disponíveis. Quatro pacientes internados foram testados positivos para Covid-19. Os demais ainda aguardam resultados de exames e são considerados suspeitos.

A taxa de ocupação diminuiu em relação a que foi apresentada ontem, quarta-feira, 22. A taxa de ocupação era de 38%, ou seja, 11 leitos estavam ocupados, dois a mais do que os que são registrados nesta quinta, 23.

Leitos ocupados
A informação publicada pela Rádio Cultura na quarta, 22, causou confusão em muitos internautas que acessaram a matéria. Pois, de acordo com o boletim, havia apenas três casos graves da doença, que não explicaria a taxa de 38% de ocupação dos leitos de UTI. No entanto, é importante ressaltar que a taxa de ocupação não leva em conta apenas os casos confirmados da doença, mas sim todos que estão internados, incluindo os casos suspeitos.

São pacientes que apresentam sintomas de síndrome respiratória aguda grave e são encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Como protocolo, esses pacientes são considerados casos suspeitos e precisam fazer o exame que irá detectar qual é a infecção, podendo ser coronavírus ou não.

9° Regional de Saúde
Outro detalhe que é importante ser ressaltado é de que os pacientes que ocupam os leitos de UTI em Foz do Iguaçu não são necessariamente iguaçuenses. O Hospital Municipal, em Foz, é hospital referência da 9° regional de saúde. Portanto, recebe pacientes dos outros oito municípios que pertencem à regional.

Então, há casos de pacientes internados em Foz que não serão notificados no boletim epidemiológico de Foz, mas que estão notificados nos outros municípios. Só como exemplo, o boletim epidemiológico de Santa Terezinha de Itaipu divulgado na quarta-feira, 22, apontava dois internamentos de casos suspeitos. Isso significa que são dois leitos ocupados que não estão incluídos no boletim epidemiológico de Foz.

O número de leitos disponíveis inclui todos os hospitais na área de abrangência da 9° Regional de Saúde que mantém ala exclusiva para Covid-19. Dos 29 disponíveis no total, 17 são no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu.

Compõe a 9° Regional de Saúde: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Itaipulândia, Missal e Ramilândia.

Fonte: Assessoria | Rádio Cultura Foz

Uniguaçu