Connect with us



Chega Mais

Bronzeamento artificial é recomendado ?

Publicado

em

Safismi

O bronzeamento artificial é alvo de muita polêmica desde sempre, e não é raro vermos especialistas condenando-o, enquanto outros dizem que ele não traz riscos à saúde.

Mas nesse caso, em quem acreditar? Podemos pensar que esse tipo de bronzeamento é seguro, é confiável, é recomendável? Enfim, talvez você esteja alimentando essas mesmas questões…

A seguir vamos justamente definir se o bronzeamento artificial é o mais recomendado para a saúde ou se é melhor evita-lo! Confira!

1 – As câmaras de bronzeamento

Elas são feitas com o propósito de emitir raios UVA com baixo nível de radiação UVB, e desde sempre são vistas como meio seguros e práticos para uma pessoa sair da clínica de estética já bronzeada e pronta para o verão! O grande porém desse sistema é que de acordo com especialistas esse tipo de bronzeamento artificial aumenta em 50% o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pele. Não é por acaso que desde 2009 esse tipo de câmara é proibida no Brasil! Sendo assim, se você tem visto alguma funcionando saiba que isso está acontecendo totalmente fora da legalidade!

2 – Os autobronzeadores

Tratam-se de cremes e loções que são formulados com o objetivo de tingir a camada mais superficial da pele, sem acabar prejudicando a saúde do consumidor no processo. A pele do indivíduo acaba ficando um pouco mais escura logo depois da aplicação.

Entenda-se por “logo” mais ou menos 5 ou 6 horas após você aplicar, porque ele não é uma tinta! De acordo com os especialistas esses autobronzeadores normalmente não representam nenhum risco, mas se você vive se expondo ao sol ou tem alergia a algum de seus componentes é realmente melhor evita-los!

3 – O bronzeamento a jato

O bronzeamento a jato ficou famoso de uns tempos para cá. Sua aplicação acontece através do uso de uma pistola que é conectada a um compressor, e o produto usado é feito à base de dihidroxiacetona. Não sabe o que é isso? A gente explica: trata-se de um tipo de açúcar que não tem cor e que interage com as células mortas que temos na nossa pele, ajudando-a a manter uma cor mais escura. O bronze que vem do bronzeamento à jato só dura uma semana e de acordo com especialistas só é um risco para quem tem alergia a substância em questão, para quem está com feridas na pele ou para gestantes, obviamente!

4 – As pílulas de bronzeamento

Essas pílulas contam com uma série de componentes, sendo a maior parte deles já reconhecidas. Podemos citar alguns: vitamina C, vitamina E, betacaroteno, extrato de cacau e extrato de urucum estão entre as substâncias mais famosas nessas pílulas. A ideia é que combinados adequadamente esses componentes estimulem a nossa pele a produzir mais melanina, o que nos traria um bronzeado mais natural e também duradouro. O grande problema presente nesse processo é que você precisa tomar sol para que ele funcione, e com isso já está correndo o risco de desenvolver câncer de pele em algum grau!

Ao contrário do que muita gente pode pensar sozinhas as pílulas não funcionam, então se você quiser ver os resultados vai precisar pegar um bronze natural mesmo, e isso pode ser problemático para a sua saúde em várias instâncias e níveis. É questão de recomendas o seu médico e ver o que ele pensa a respeito dessa tentativa que você quer fazer!

Como você pode ver o bronzeamento artificial pode ser feito de muitas formas diferentes, e cada uma delas vai oferecer riscos distintos, assim como resultados totalmente diferentes. É importante estar atento às possibilidades, mas entender que mais importante do que ter um corpo bronzeado para o verão é ter saúde o ano inteiro, a vida inteira de preferência!

Uniguaçu