Connect with us



Agricultura

Brasil e Uruguai buscam acordo após suspensão da importação do leite

Publicado

em

Safismi

O presidente Michel Temer garantiu ao presidente do Uruguai, Tabaré Vásquez, que não haverá inconvenientes para o ingresso de leite daquele país no Brasil. A informação foi divulgada pelo governo uruguaio durante o final de semana, com base em um telefonema dado por Temer a Vásquez. Também ficou acertado que uma missão técnica brasileira irá a Montevidéu hoje para dialogar com o Ministério da Pecuária do Uruguai.

Na terça-feira passada, o ministro da Agricultura brasileiro, Blairo Maggi, anunciou a suspensão das licenças automáticas de importação do produto do Uruguai por suspeita de que o país vizinho teria comprando leite de terceiros para repassar aos importadores brasileiros.

O governo de Vázquez reagiu negando a triangulação e afirmando que o bloqueio viola normas internacionais. Advertiu ainda que poderá recorrer a mecanismos de resolução de controvérsias, como o do Mercosul e da Organização Mundial do Comércio. Os produtores e a indústria de lácteos do Brasil querem o estabelecimento de cotas para limitar as importações.

Agrolink

Uniguaçu