Connect with us



Agricultura

Brasil e China vão ampliar cooperação em pesquisas de bambu

Publicado

em

Safismi

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia recebeu na terça-feira (17/10) uma delegação Chinesa composta pelo vice-presidente, Huang Jin, e outros oito profissionais da Chinese Academy of Forestry (CAF). O objetivo foi discutir formas de ampliar o intercâmbio de material genético de bambu entre os dois países. A China é hoje o maior produtor mundial de bambu e o país que obtém maior retorno financeiro com essa planta.

Cadeia produtiva do bambu

Em 2011, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Ministério de Ciência e Tecnologia da China (MOST) para fortalecer a cadeia produtiva de bambu no Brasil. Um dos focos dessa parceria é viabilizar a capacitação de profissionais brasileiros na China.

Foi o caso do engenheiro civil Vitor Marçal, da Associação Brasileira de Produtores de Bambu (APROBAMBU) e do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Jonny Pereira, entre muitos outros pesquisadores e profissionais que atuam nos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva de bambu no Brasil.

Biodiversidade do bambu brasileiro

De acordo com comunicado da Embrapa, o Brasil possui a maior biodiversidade de bambu das Américas e uma das maiores do mundo, com cerca de quatro milhões de hectares de florestas somente na Amazônia e mais de 230 espécies nativas do Brasil em praticamente todas as regiões. Em 2013, a Embrapa reforçou o desenvolvimento de pesquisas com o bambu, a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido em parceria entre duas unidades de pesquisa – Embrapa Acre (Rio Branco, AC) e Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF) – além da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Acre (UFAC).

A visita à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia teve como foco principal discutir formas de ampliar o envio de variedades chinesas de bambu ao Brasil. O intuito da delegação da CAF é tornar esse processo mais simples e ágil através de instrumentos mais específicos de cooperação para esse fim.

Parceria com a China

O chefe-geral da Unidade, José Manuel Cabral, que recebeu a delegação junto com outros pesquisadores, se comprometeu a enviar modelos de PCT (Projetos de Cooperação Técnica) para fortalecer a parceria entre os dois países. Mais do que intercâmbio de material genético, o trabalho conjunto com a China vai envolver pesquisas de adaptação das espécies chinesas às condições brasileiras, caracterização genética, conservação e também multiplicação a partir de técnicas de propagação in vitro. A delegação visita ainda o Acre, onde conhecerá experiências de produtores locais de bambu, São Paulo e Manaus.

Agrolink

Uniguaçu