Connect with us



Notícias

Biolabore participa de formação de Conselho de Segurança Alimentar

Publicado

em

Safismi

O município de Pato Bragado organizou na última semana uma reunião temática para a formação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Comsea. O evento contou com a presença de representantes de organizações de produtores e demais entidades organizadas do município e da região, caso da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore.

Conforme a coordenadora do trabalho, a nutricionista, Janice Hachmann, o Comsea tem caráter consultivo e assessora o gestor público na formulação de políticas e nas orientações para a garantia do direito humano à alimentação adequada. Neste sentido, o evento contou com dois momentos principais, uma palestra e a formação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

A palestra foi ministrada pela assistente social e extensionista rural da Emater, Sheila Juliana da Silva e abordou temas como segurança alimentar, com abordagem ao cuidado com as águas, o lixo e uso de agrotóxicos. Posteriormente foram definidos os membros do Comsea. Os produtores rurais Valmir Anderle e Tânia Bender foram escolhidos para presidente e vice-presidente. A Biolabore também está representada com a participação da vice-presidente da entidade no Conselho, Cristiani Cavilhão.

O próximo passo, conforme Janice Hachmann, será a verificação dos processos para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan.

O objetivo, segundo Cristiani Cavilhão, é avançar nas tratativas e alinhamentos de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar e nutricional no município, uma iniciativa defendida e incentivada pela Biolabore.

 

Rádio Cultura Foz

Uniguaçu