Comprar em lojas físicas e virtuais faz parte do cotidiano do produtor rural como consumidor e, agora, será uma realidade também como rotina para o seu negócio. Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, os visitantes do Show Rural Coopavel poderão conferir o novo modelo digital que a Bayer está trazendo para seus clientes e como ele pode facilitar e contribuir com a tomada de decisão do agricultor em toda sua jornada no manejo da lavoura.
Em entrevista à Rádio Jornal, o Consultor de Desenvolvimento de Mercado André Angonese explica o funcionamento da plataforma.
Trata-se de uma evolução da proposta da Rede AgroServices para duas novas iniciativas: o Impulso Bayer – novo programa de relacionamento com o produtor –, e a Orbia, a plataforma que surgiu de uma joint venture em parceria com a Bravium, que combina marketplaces de fidelidade, commodities e insumos.
Ao comprar produtos Bayer, os clientes poderão acumular pontos na plataforma Orbia e acessar experiências no Impulso Bayer de acordo com a sua classificação, que varia de uma a cinco estrelas. As estrelas proporcionam acesso a experiências exclusivas, como assessoria 100% online, participação em eventos e até mesmo viagens exclusivas para destinos internacionais. “Todas as experiências do Impulso Bayer têm como objetivo promover o diálogo, a imersão sobre as novas tecnologias disponíveis e discutir temas importantes para o agronegócio, como sustentabilidade, inovação e transformação digital”, explica André Angonese, consultor de desenvolvimento de mercado da Bayer na região.
É importante ressaltar que o produtor passará a acumular pontos dentro do Impulso Bayer, funcionando como um programa de fidelidade, e poderá trocá-los por produtos e serviços na plataforma da Orbia. O programa de fidelidade por coalizão permite a ampliação do modelo atual para um novo formato, no qual outras empresas do agronegócio também ofereçam pontos em suas transações e expandam a oferta de produtos e serviços para serem trocados por pontos. Esse programa de coalizão com foco no agronegócio já nasce com catálogo relevante com mais de 700 produtos e serviços diferentes, além de uma base com 154 mil produtores engajados, o equivalente a aproximadamente 69% área plantada do Brasil.
O marketplace de venda de insumos permite que distribuidores e cooperativas comercializem seu portfólio por meio de um canal virtual, utilizando um sistema simplificado, que viabiliza a negociação e submissão de prescrição agronômica digital. Vale lembrar que a nova ferramenta de compra também permite maior acesso à oferta de crédito, assim como respeita as políticas de distribuição estabelecidas pela indústria.
Além disso, em breve, a Orbia oferecerá uma ferramenta moderna para a comercialização de commodities de forma direta, ampliando o acesso ao mercado para produtores e originadores. O serviço vai permitir a mitigação de riscos de crédito para tradings e distribuidores e viabilizar que o produtor utilize sua produção como meio de pagamento.