Connect with us



Show Rural

Audiência no Show Rural discute regularização fundiária

Publicado

em

Safismi

Regularização fundiária em faixa de fronteira foi tema de uma audiência no auditório do Show Rural nesta sexta-feira, dia 9. Entidades representativas da agricultura familiar, entre elas a FETAEP (Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná), discutiram juntamente ao INCRA a situação dos produtores rurais que enfrentam, diariamente, problemas relacionados à titulação de suas terras em virtude da não regulamentação da Lei 13.178/2015.

De acordo com o Deputado Federal Toninho Wandcheer a situação atual causa muito transtorno para milhares de produtores rurais, uma vez que prejudica a comercialização e o acesso às políticas públicas destinadas ao desenvolvimento da agricultura familiar

No Paraná, segundo o Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), são 80 mil propriedades com titulação irregular. Dessas, 40 mil estão localizadas em faixa de fronteira, 15 mil em terras devolutas e 25 mil em terras particulares.

Só em Santa Helena (Oeste do Estado), por exemplo, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do município, Flávio Back, são 68 propriedades nesta situação. “Recentemente atendemos um agricultor de 78 anos que há 50 possui a propriedade. Hoje, doente, está muito preocupado com o futuro dos cinco filhos e dos seus irmãos que também trabalham e vivem na propriedade de 6 alqueires”, comenta Back, que se angustia com a situação e com a inoperância dos órgãos governamentais.

 

Redação RJ com Assessoria

Uniguaçu