Connect with us



Região

Ato de conscientização marca um ano de enfrentamento à Covid-19, em Santa Terezinha de Itaipu

Publicado

em

Safismi

Há exatos, 365 dias, Santa Terezinha de Itaipu enfrenta à pandemia de coronavírus. Para lembrar a data, os profissionais da saúde e forças de segurança realizaram um ato de conscientização e de homenagem às vítimas da doença, na tarde desta quinta-feira, 17, em frente à Praça Silvino Dal Bó.

Ao lado de 48 cruzes, que simbolizam as mortes por coronavírus no município, os profissionais demostraram solidariedade as famílias e chamaram a atenção da população sobre a necessidade do isolamento social.
“Esse é um ato de conscientização coletiva. Afinal, sabemos que o isolamento é fundamental para salvar vidas. Mesmo com todos os esforços do poder público para enfrentamento do vírus, por meio de medidas e ações, precisamos mais do que nunca da colaboração todos, principalmente nesse momento da pandemia”, destacou o secretário de Saúde, Fabio de Mello.

Um ano de pandemia
No dia 17 de março de 2020, o município decretava as primeiras medidas de combate ao coronavírus. A suspensão de eventos, shows e demais atividades públicas, acenderam o alerta na população itaipuense do que estava por vir.
Com o avanço do vírus em todo país, novas medidas foram adotadas no decorrer do ano, dentre elas, a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, o fechamento do comércio e de espaços públicos, criação do COE (Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública), campanhas de conscientização sobre o uso da máscara de proteção, do álcool gel e distanciamento social. Todas essas as ações foram e vem sendo realizadas com um único objetivo, salvar vidas.

Mesmo com todos os esforços do poder público, a confirmação do primeiro caso de coronavírus no município, bem como o primeiro óbito pela doença foram questão de tempo. No dia 17 abril, a secretaria de Saúde confirmou o primeiro caso de transmissão comunitária pela Covid-19. No mesmo mês, o município decretou estado de calamidade pública e as ações de enfrentamento à pandemia foram intensificadas.
Em 4 de maio, Santa Terezinha de Itaipu confirma o primeiro óbito por Covid-19. Nos meses seguintes, o número de casos continuou aumentando. Com isso, o município encerrou o ano de 2020, com 1.003 casos confirmados e 23 óbitos em nove meses de pandemia.

Cenário em 2021
Em menos de 3 meses, o município registrou um total de 911 casos, o que equivale a 90,82% dos casos confirmados em 2020. Somente em janeiro, 331 pessoas foram infectadas pelo coronavírus. Já o mês de março registrou até o momento, 14 óbitos.

“Todas as medidas adotadas até o momento, tem um único objetivo, salvar vidas. A população pode ter certeza de que estamos fazemos tudo que é possível para garantir a saúde de todos. Essa é uma das maiores crises sanitárias do mundo, mas se cada itaipuense fizer a sua parte, venceremos essa guerra contra o coronavírus juntos”, disse a prefeita Karla Galende.

Vacinação
Desde janeiro deste ano, com a chegada das vacinas, o município vem realizando a vacinação dos grupos prioritários: profissionais da linha de frente da pandemia e os idosos. Até o momento, a primeira dose da vacina foi aplicada em 655 pessoas e a segunda dose em 160 pessoas. No total, Santa Terezinha de Itaipu já aplicou 815 doses da vacina.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu