Connect with us



Esporte

Atletas de Medianeira participam da 3ª Etapa do Circuito Oeste Paranaense de Orientação

Publicado

em

Safismi

Aconteceu no distrito de Maralucia (18) a 3ª Etapa do Circuito Oeste Paranaense de Orientação – COPO, onde reuniu mais de 120 atletas dos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira, Cascavel, Capanema, Guarapuava e do Rio de Janeiro.

Foi organizada pelo Clube de Orientação Cataratas do Iguaçu – COCI e pelos atletas de Medianeira Rudy Nick Vencatto e Franciele Aparecida de Araujo, contando com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão de Turismo e Eventos. Na corrida de Orientação, modalidade que nasceu nos países nórdicos, o atleta toma conhecimento do percurso somente após a largada, quando recebe o mapa com os pontos de controle marcados no terreno.

Desta forma, fazendo uso do mapa e em algumas categorias, também é usado a bússola, o atleta deve percorrer no menor tempo possível escolhendo e definindo o trajeto que irá realizar para passar por todos os pontos de controle. Nesta etapa em especial alguns atletas do município puderam pela primeira vez participar e conhecer a modalidade.

As categorias são divididas por idade e por grau de dificuldade que vão desde novatos até a elite, fazendo com que cada atleta possa competir dentro do mesmo nível técnico, tornando a competição justa e equilibrada.

A partir dos 12 anos os atletas já podem realizar percursos sozinhos e não há limite máximo de idade. Nesta etapa, o atleta com maior idade foi de 78 anos e também contou com a participação de atleta com deficiência física, provando que a Orientação é um esporte para todos. Em Medianeira os competidores puderam percorrer áreas com reflorestamento de eucaliptos, floresta nativa, pastagens, área urbanizada e uma grande variação de elevação no terreno.

 

Assessoria

Uniguaçu