Connect with us



Saúde & Bem Estar

Atividades físicas trazem benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde, afirma especialista

Publicado

em

Safismi

As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam 625 mil novos casos da doença no Brasil até o fim do triênio 2020-2022. Por isso, nesta quarta-feira (06), data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Dia Mundial da Atividade Física, é importante relembrar que manter a mente e o corpo ativos, além de adotar hábitos saudáveis, são necessários para prevenir os diversos tipos de Cânceres.

“Atividade física é essencial para manter a saúde em dia. Fazer uma simples caminhada, subir pelas escadas ao invés do elevador ou ir pedalando para o trabalho são algumas práticas simples que podem ser adotadas no dia a dia e trazem inúmeros benefícios ao corpo, à mente e contribuem significativamente para a prevenção de doenças, como diabetes, obesidade e até mesmo o câncer”, garante o médico oncologista do CEONC (Centro de Oncologia de
Cascavel), doutor Fábio Araújo.

Segundo o INCA, a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito
gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir o câncer de intestino (cólon), endométrio (corpo do útero) e de mama.

As atividades físicas devem fazer parte da rotina diária. E a maneira mais fácil de adquirir o hábito de realizá-las é começar pelas atividades que deem prazer, como a dança, natação, caminhada, ida para academia, a prática de uma modalidade esportiva, entre outras.

“Estabelecer limites para práticas sedentárias, como assistir menos televisão, usar de forma maneirada o celular, tablet e computador e reduzir o tempo que passa jogando videogame, são hábitos que evitam o adoecimento do corpo e o aparecimento de doenças, como o próprio câncer”, afirma o doutor Fabio.

O tempo recomendado de atividade física moderada por dia é de pelo menos 30 minutos, entretanto, segundo Araújo, mesmo quando realizada por menos tempo a atividade física traz benefícios para a prevenção de câncer e para a saúde.

“Se movimente e pratique atividades físicas que gosta sem se preocupar necessariamente com a duração ou com o esforço exigido, até porque esses são alguns elementos que contribuem para a saúde, mas não são os principais”, finaliza.

Fonte: Assessoria

Uniguaçu
eleicoes