Connect with us



Notícias

Astronauta Marcos Pontes é palestrante do 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro

Publicado

em

Safismi

Para promover o diálogo entre a academia, a indústria e as instituições públicas do setor aeroespacial, a UniAmérica vai sediar nos dias 1, 2 e 3 de novembro o 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro. A programação terá palestras, minicursos e exposição de artigos científicos com especialistas e pesquisadores nacionais e internacionais, incluindo o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o engenheiro da NASA, Todd Barber.

O evento é organizado pelo Centro Universitário em parceria com outras dez instituições renomadas educacionais do país. Dentre as instituições organizadores estão o Parque Tecnológico Itaipu, a Universidade o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica e a Universidade Federal do Paraná.

Nessa primeira edição, o congresso abordará como tema “Diálogos entre Academia, Indústria e Política pública em prol de um Programa Espacial Brasileiro sustentável e impactante”. “Queremos reunir os pilares do setor e agentes formadores de opinião para alinhar os interesses e esforços para o Brasil aproveitar melhor as oportunidades internacionais que surgem e as vezes, não são aproveitadas”, comenta o coordenador do curso de engenharia Aeroespacial da UniAmérica, professor Oswaldo Loureda.

O congresso também tem como enfoque o diálogo entre os principais atores do cenário aeroespacial brasileiro, visando proporcionar aos profissionais da área um espaço de exposição, debate de trabalhos e propostas inovadoras.

Palestrantes

Dentre os palestrantes confirmados, o primeiro é o astronauta Marcos Pontes. Em março de 2006, Pontes tornou-se o primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço integrando a Missão Centenário, projeto criado entre o Brasil e Rússia com destino a Estação Espacial Internacional, com mais outros dois cientistas russos. A missão de Pontes durou 10 dias, tempo em que o engenheiro realizou diversos experimentos em ambientes de microgravidade.

Outro profissional importante que estará presente é Todd Barber, Engenheiro de Propulsão do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA). Todd recebeu o Exceptional Achievement Award da NASA em 1996 por seu trabalho no Galileo (Nave espacial norte-americana não tripulada, lançada pela NASA para estudar o planeta Júpiter.

Também participam do evento Lucas Fonseca, diretor executivo da Airvantis. Fonseca é Engenheiro Mecatrônico pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Engenharia de Sistemas Espaciais, recebido pela ISAE-Supaéro na França.

O professor israelense e engenheiro pelo Technion – Instituto Israelense de Tecnologia, Alon Gany também é um dos palestrantes confirmados para o congresso. Gany é PhD pelo Technion e membro do corpo docente desde 1979, foi diretor do Fine Rocket Propulsion Center e do Laboratório de Aerotermodinâmica e membro estrangeiro da National Academy of Engineering (NAE-US).

As inscrições para o congresso são limitadas e podem ser feitas pelo site da UniAmérica.

Serviço

1º Congresso Aeroespacial Brasileiro

Data: 1 a 3 de novembro

Local: UniAmérica – Centro Universitário

Inscrições: http://uniamerica.br/congressoaeroespacial/

 

Portal da Cidade Foz

Uniguaçu