O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Assistência Social, está realizando a apresentação da peça teatral ‘A flor e o palhaço’ no Salão Comunitário do Bairro Floresta.
A ação que vai atingir cerca de 2.600 alunos de 04 a 11 anos, faz parte da programação da Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e organizadora das ações no município, Angélica Simoni Monsani Remor, contou que o teatro mostra de forma lúdica a prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes. “Queremos que as crianças não esqueçam essa mensagem para prevenir e encorajar aqueles que tenham passado ou passem por essa situação”, explicou.
Angélica lembrou que São Miguel do Iguaçu conseguiu nos últimos anos construir uma rede de proteção ampla e forte para o combate a esse tipo de violência. “Percebemos que as crianças e adolescentes estão encorajadas e buscando ajuda”, observou.
A professora da Associação Pestalozzi, Juliana Correa Lamim Bortoluzzi, observa que esse movimento de alerta em torno dessa questão é fundamental para a sociedade. “O resultado é maior quando assuntos dessa natureza são levados aos estudantes de forma lúdica, à exemplo deste teatro”, destacou.
A aluna Analu Rafaela da Silva Borges, 11 anos, está consciente sobre a data de 18 de maio. “É uma data para falar contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Precisamos nos prevenir e cuidar do nosso corpo”, afirmou a estudante.
A peça ‘A flor e o palhaço’ está sendo apresentada pela CIA Teatro De Coroas, companhia teatral que se dedica a espetáculos com foco em conscientização, principalmente sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. “Percebemos vários resultados desse trabalho ao longo de nossas apresentações em várias cidades do país. Por ser didático e facilitado a esse público, a criança se identifica com a fala e se encoraja a buscar ajuda, se for o caso”, contou o diretor da CIA, Fabrício Manoel da Silva.
A apresentação da peça teatral vai até sexta-feira, 23, voltado às crianças de pré I ao 5º ano do Ensino Fundamental e Pestalozzi. As apresentações estão sendo realizadas no Salão da Comunidade do Bairro Floresta, com sessões as 08h30 às 09h30 e as 14h00 às 15h30.
A Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem o apoio de vários parceiros como a Secretaria de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e diversas outras entidades do município.
Fonte: assessoria