Connect with us



Notícias

Apicultura da região oeste é divulgada em evento internacional sobre Indicação Geográfica e Marcas Coletivas

Publicado

em

Safismi

A região Oeste do Paraná teve seu potencial para a produção em apicultura divulgado no terceiro Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, em Belo Horizonte-Minas Geográfica, na última semana. A Indicação de Procedência Oeste do Paraná foi apresentada pela gerente da Cooperativa Agrofamiliar Solidária-Coofamel, Adiles Rech.

A agenda completa também envolveu o III módulo de formação dos executivos de IG-Indicação Geográfica, do Paraná. A iniciativa teve como objetivo gerar negócios e promover a temática junto ao público participante. O evento é resultado de uma parceria entre Sebrae, Organização Mundial da Propriedade Industrial, Instituto Nacional
da Propriedade Industrial-INPI, Instituto de Propriedade Industrial da França e do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento-Mapa.

A região Oeste do Paraná teve como participantes a Coofamel, Prefeitura de Santa Helena, que tem representação no Conselho Regulador da IG Mel do Oeste e o Sebrae, que presta apoio quanto à viabilização e execução das normativas relacionadas à Indicação Geográfica.

Adiles Rech participou do painel “Estratégia Integrada de Marca Coletiva e Indicação Geográfica”, moderado por Pablo Ferreira Regalado, do INPI. Em sua apresentação a gerente da Coofamel apresentou a história da Cooperativa, o trabalho desenvolvido e a conquista da Indicação Geográfica. A troca de experiências está entre os principais destaques do evento, segundo Adiles Rech, tendo em vista que estratégias de outras regiões podem ser aprimoradas e adequadas à realidade do Oeste do Paraná.

Uniguaçu