Connect with us



Agricultura

Apicultura cresce em nossa região

Publicado

em

Safismi

No dia 22 de maio é comemorado o dia do apicultor. Esse profissional lida diariamente com as abelhas e com os produtos extraídos da colmeia  como mel, cera, própolis e geleia real. Em nossa região a cooperativa Coofamel atua fortemente incentivando os pequenos e grandes apicultores. A cooperativa  foi fundada em 2006, no inicio havia apenas 40 sócios, hoje já somam mais de 110 cooperados. E um dos fundadores da Coofamel Armando Sadi Maculam, e também um dos cooperados, fala sobre a importância das abelhas, um animal fundamental para profissão que recebe homenagens no dia de hoje.

 

A Coofamel, presta assistência técnica a todos os cooperados. Além das aulas teóricas, as aulas praticas são de extrema importância. E o material de proteção para a colheita do mel, também é fornecida pela cooperativa.

 

A produção de mel deste ano dos cooperados chegou a 200 toneladas. Mas do mel ser o principal produto retirado das colmeias, Armando Maculam também trabalha com a cera que após retirada é reutilizada.

 

O mel produzido pelos apicultores associados da Coofamel, recebeu em 2017 o Registro de Indicação Geográfica (IG) e isso fez com que o produto fosse conhecido nacionalmente.

 

E neste dia em que a profissão recebe homenagens, Armando Maculam, aproveita para  homenagem a todos os apicultores de São Miguel do Iguaçu, e cooperados da Coofamel.

 

 

Nathieli Rodrigues

Redação RJ

Uniguaçu