Connect with us



Notícias

Alunos da rede Municipal de Educação de Missal recebem acompanhamento com fonoaudióloga

Publicado

em

Safismi

Um importante trabalho na área da fonoaudiologia está sendo desenvolvido nas Escolas da rede municipal de Educação. Trata-se de um rastreio a fim de detectar atrasos ou alterações no desenvolvimento da fala, sendo as consequências desses atrasos problemas futuros de aprendizagem e mau desempenho escolar, podendo se agravar se não houver intervenção adequada.

A fonoaudióloga, Mary Lô Kreuz, com o auxílio da estagiária de fonoaudiologia, Aline Fernanda Elsenbach, está coordenando o trabalho. Após o rastreio, a fonoaudióloga responsável promoverá devolutivas aos professores e pais dos alunos que apresentarem alguma alteração de fala, aprendizagem, respiração e realizará os devidos encaminhamentos.

Mary destaca ainda que é importante o acompanhamento e entendimento dos familiares desses alunos. “O sucesso desse trabalho depende muito do envolvimento da família, pois quando ela é participativa as chances para o sucesso são significativamente maiores”, classifica.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma das especialidades que atua no NASF-AB de Missal. Uma das atribuições desta profissão é quanto a ações de saúde da criança voltadas à promoção e recuperação da saúde desta, nos âmbitos individual e coletivo, especialmente quanto ao desenvolvimento orofacial relacionado à alimentação e cuidados quanto aos hábitos orais; desenvolvimento da fala e da linguagem e outras habilidades cognitivas; desenvolvimento das habilidades auditivas e detecção precoce da deficiência auditiva; aspectos gerais do desenvolvimento motor e psicossocial; acompanhamento e orientações dos processos de alfabetização e de aprendizagem.

 

Assessoria

Uniguaçu