Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável X Qualidade de Vida

Publicado

em

Safismi

Assim como um carro precisa de um combustível de boa qualidade para funcionar corretamente, nós também precisamos de uma alimentação de boa qualidade, para manter nossa máquina em perfeito funcionamento. Caso contrário da mesma forma que o carro começa a falhar e apresentar problemas quando colocamos combustível adulterado, a máquina humana também apresenta problemas quando ingerimos alimentos que não oferecem os elementos necessários para o bom funcionamento do organismo.

Todos os seres vivos possuem uma constituição física e uma constituição energética, portanto, para que o organismo humano esteja sempre saudável e em constante harmonia, é necessário que exista um equilíbrio entre as fontes de energias ingeridas e a energia do ser.

Assim, quando o homem se alimenta de um vegetal ou de um animal, ele ingere, não apenas a parte física que seus nutrientes oferecem, mas também, a parte energética dessa alimentação. Portanto, quando mais saudável for o alimento, mais saudável será o homem.
Mas, na velocidade em que o mundo gira, e levando em conta o imediatismo exigido pelas pessoas nos dias atuais, a prática de hábitos saudáveis está se tornando cada vez mais difícil, principalmente no que se refere à alimentação mais saudável.

A praticidade e a rapidez oferecidas pelas indústrias alimentícias e pelos fast-foods têm colaborado muito para aumentar o distanciamento que vem ocorrendo entre o homem e a alimentação saudável.

Esta distância tem trazido sérias consequências ao homem, como por exemplo, o aumento do índice de obesidade, diabetes, hipertensão e tantas outras patologias, algumas muitas vezes totalmente desconhecidas dos médicos. Patologias que antigamente eram consideradas, de pessoas mais idosas, têm acometido uma faixa etária cada vez mais jovem.

Isso vem ocorrendo justamente porque quanto mais industrializado é o alimento, mais ele perde em vitaminas, sais minerais e nutrientes, consequentemente, sua vitalidade energética também é prejudicada. Além disso, no processo de industrialização são utilizados elementos artificiais, incompatíveis com a constituição física e energética do homem, como por exemplo, os agrotóxicos, hormônios, conservantes, corantes.

O nosso organismo foi organizado para metabolizar os elementos fornecidos pela natureza, e quando fugimos dessa organização colocamos em risco toda a nossa organização física e energética, prejudicando o correto funcionamento dos nossos órgãos.

Estudos recentes garantem que as vitaminas e sais minerais contidos nos alimentos são capazes de prevenir doenças e até mesmo retardar o envelhecimento. Alimentar-se com verduras, por exemplo, é muito rápido e fácil, além de não exigir nenhum conhecimento especializado.

Cuidar da saúde é priorizar hábitos alimentares ou é estar ciente de ter que se cuidar depois. Fazer uma horta caseira pode ser uma boa opção para facilitar a adoção de uma alimentação mais saudável e mais barata, rica em vitaminas e nutrientes.“Nós somos o que comemos”.

Uniguaçu