Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – CHÁ VERDE – O QUE É, COMO CONSUMIR E PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Publicado

em

Safismi

O chá verde é uma bebida muito antiga. Os orientais tomam esse chá há séculos, porém só nos últimos anos que ele ganhou muita visibilidade. E isso por conta de suas várias propriedades e boas ações no corpo. A bebida é repleta de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido.

O chá verde possui grande quantidade de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro que proporcionam mais saúde.
1- Ajuda a emagrecer
Isso acontece porque a bebida tem efeito termogênico, ou melhor, eleva a temperatura do corpo, acelerando, assim, a queima de calorias. Então para emagrecer, o indicado é aproximadamente cinco xícaras por dia – isso se não houver contraindicações, como a existência prévia de problemas no fígado.
2- Traz saciedade
O consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo.
3- Afasta as doenças neurodegenerativas
O chá verde protege os neurônios e previnem doenças neurodegenerativas, que são doenças como Parkinson e Alzheimer. Pois algumas substâncias do chá verde podem ter vários efeitos protetores no cérebro.
4- Reduz a pressão arterial
Um estudo realizado na população chinesa indicou que até 65% dos participantes com pressão alta tiveram os níveis reduzidos ao consumir o produto.
5- Aumenta a expectativa de vida
Um estudo realizado com mais de 40 mil adultos japoneses, mostrou que aqueles que beberam mais chá verde (cerca de 5 ou mais xícaras por dia) tiveram menos risco de morrer durante um período de 11 anos.
6- Otimiza a digestão
Basicamente há alguns compostos bioativos em sua composição, e que estimulam a microbiota do intestino, também conhecida como flora intestinal. Essas bactérias são responsáveis por ajudar no trabalho de digestão, principalmente de algumas vitaminas.
7- Reduz os riscos de infarto e AVC
A bebida reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo, que é um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares e aumenta a capacidade antioxidante do sangue.
Além disso, a bebida pode reduzir a pressão arterial nos pacientes com hipertensão, que é um fator de risco para essas condições.
8- Diminui o risco de diabetes
A bebida pode atuar através de 2 mecanismos: redução das taxas de glicemia (açúcar no sangue) ou promovendo o aumento da sensibilidade à insulina.
9- Melhora o humor
Em síntese, existe um aminoácido no chá verde chamado L-teanina que é exclusivo dessa planta e deve consistir em cerca de 2% do seu peso. Quando ele é liberado em nosso corpo, vai para o cérebro e lá aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados à sensação de bem-estar.
10- Combate o colesterol – o chá verde pode reduzir as taxas.
11- Reduz os riscos de câncer
Resumidamente estudos apontam que os riscos de câncer possam ser minimizados com o consumo regular do chá verde, sobretudo o câncer de mama.
12- Combate infecções
O chá verde pode eliminar bactérias e inibir alguns vírus, o que contribui para diminuir o risco de infecções. As catequinas do chá verde também inibem o crescimento de uma das bactérias que causa cárie.

Como consumir?
De antemão já digo que existem diversas formas de consumo. Definitivamente as mais conhecidas e mais comercializadas são as versões em pó, em saquinho, em cápsulas e ervas.
Sobretudo a erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado. Apesar de possuírem as mesmas substâncias, eles têm concentrações diferentes.
Porém o sabor é bastante forte e amargo, mas os especialistas não aconselham a adoçar o chá verde com açúcar branco ou adoçante. Portanto para suavizar o gosto, é possível acrescentar outros alimentos como hortelã, erva-doce e até frutas secas.
Por fim, a forma de preparo também altera as propriedades da bebida. Contudo, cada 1 grama de folha inclua 100 ml de água. Em seguida deixe em infusão por cinco minutos em temperatura alta e consuma logo após o preparo para não perder os antioxidantes. Em conclusão é de suma importância salientar que a água não precisa ferver tanto, é preciso evitar que as folhas fiquem cozidas, pois ficam com gosto ainda mais amargo.

Fonte: Liv Lorrany Costa | Imagem: Lorrany Costa

Uniguaçu