Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – BENEFÍCIOS DAS CASCAS DE ALIMENTOS

Publicado

em

Safismi

Geralmente, esses nutrientes e seus níveis dependem do tipo vegetal, por isso trouxemos alguns exemplos pra você.
A casca de laranja é rica em vitamina C, que é o excelente antioxidante. O mesmo ocorre com a casca de abacaxi, que também possui enzina bromelina, que ajuda a digestão de proteínas. Já casca da cenoura possui uma grande quantidade de vitamina A e betacaroteno, substâncias responsáveis por manter a saúde da pele e dos olhos.

Assim como a casca da cenoura, a da abóbora contém betacaroteno e vitaminas A, importantes contra o risco de câncer e doenças cardiovasculares. Nela estão presentes também vitamina C e potássio. Além disso, suas sementes são ricas em zinco, magnésio, ferro, potássio e ômega 3, que combate inflamações e previne doenças cardiovasculares.
Com talos e folhas de hortaliças não é diferente quando falamos da alta quantidade de nutrientes. O brócolis, a couve-flor, o agrião e a couve manteiga, por exemplo, são ricos em cálcio e magnésio, muito importantes para a saúde dos dentes e ossos.

E se você quer um alimento que proporcione bem-estar, saiba que a casca de banana é ótima. Isso porque ela é rica em triptofano, substância componente do hormônio serotonina, que causa a sensação de prazer.
Outro benefício das cascas de alimentos é ajudar a reduzir a fome. Isso ocorre porque nas cascas está presente um alto teor de fibras, que alonga o estômago e diminui a velocidade com que esse órgão é esvaziado. Além disso, as fibras também agem na liberação dos hormônios de saciedade no organismo.

Outro fator importante envolvendo as fibras, é que elas também servem de alimentos para os probióticos, bactérias amigáveis que vivem no intestino. Essas bactérias, quando alimentadas por fibras, produzem ácidos graxos que aumentam ainda mais a saciedade.

Por isso, se você gostaria de perder peso, saiba o consumo de cascas de alimentos pode ser uma ótima alternativa já que diminui a fome e faz você se sentir satisfeito por mais tempo.
Ajuda na prevenção de doenças
Com tantos nutrientes, não é surpresa que as cascas de alimentos consigam agir no combate a doenças. Esses antioxidantes estão associados à diminuição do risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e até doenças neurológicas, como a doença de Alzheimer.

Não descascar os alimentos
A forma mais simples de aproveitar as cascas é não descascando os alimentos. A maioria das verduras e frutas podem ser consumidas e preparadas com a casca, como a cenoura, a batata, maçã, abobrinha. Por isso, essa opção mais óbvia é uma alternativa muito simples para aproveitar os benefícios das cascas dos alimentos.

Reutilizar as cascas de alimentos
Outra opção para reaproveitar essas cascas é guardá-las depois de descascar as frutas, verduras e legumes. Você pode até armazenar as cascas, sementes e talos na geladeira e ir utilizando no dia-a-dia. É possível preparar uma diversidade chás e sucos que podem ser servidos quentes ou gelados.

Cascas de banana e maracujá, por exemplo, podem ser desidratadas no forno e, posteriormente, processadas. Dessa forma, você pode usar a farinha dessas frutas em vitaminas, sucos e saladas de frutas.
Já cascas mais grossas, como as de legumes, são ótimas para fazer chips. Para isso, basta temperar com azeite, sal e especiarias do seu gosto e deixar assar até ficarem crocantes. Além disso, essas cascas podem ser utilizadas para preparar deliciosos caldos de legumes. Por isso, ao invés de descartá-las depois de descascar os legumes, guarde-as no congelador, depois que você tiver uma boa quantidade de cascas, cozinhe com temperos da sua preferência.

Cascas de alimentos na compostagem
Para quem gosta de cultivar plantas, a compostagem é uma ótima alternativa para reaproveitar as cascas de alimentos. Portanto, utilize-as em composteiras para fazer adubo para suas plantas e diminuir a quantidade de resíduos gerados na sua casa.

Contudo, se você não tem plantas na sua casa, saiba que existem muitos programas de hortas comunitárias que aceitam doações de resíduos orgânicos para fazer adubo. Por isso, procure essas iniciativas perto de você e faça sua parte na redução de lixo no planeta.

Cascas comestíveis
Maçã
Banana
Cenoura
Batata
Pepino
Aspargos
Frutas cítricas
Damasco
Cereja
Berinjela
Uva
Pêssego
Kiwi
Ervilha
Pimenta
Abobrinha
Abóbora
Ameixa
Pera

Não comestíveis
Abacate
Alho
Melão
Abacaxi
Cebola

Fonte: Liv Up | Imagem: Panelux

Uniguaçu