Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – BATATAS – TIPOS, DICAS E BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Publicado

em

Safismi

É muito difícil encontrar alguém que não goste de batatas, não é mesmo? O legume, além de adorado por muitos, é rico em nutrientes, como, por exemplo, a vitamina C, vitaminas do complexo B e vitamina B6. Além disso, são uma fonte de potássio, ferro e magnésio.
Dentre os tipos mais consumidos estão as batatas inglesas, batata doce, batata yacon, batata baroa e batata asterix.

Muitos concordam que a batata inglesa, na verdade, deveria ser considerada brasileira, isso porque este tipo é o mais comum nas casas dos brasileiros. Sua utilização é variada, no entanto, tende a ser mais utilizadas cozidas, assadas ou em sopas e caldos. A batata inglesa é a que apresenta maior índice glicêmico, o que eleva a glicemia (açúcar) no sangue.

Batata Doce
Destaque no mundo fitness, a batata doce é rica em fibras, portanto, oferece mais saciedade que os outros tipos. Além disso, apesar de ser doce, ela contém um baixo índice glicêmico, como resultado disso acaba por ser indicada em dietas, por nutricionistas. Rica em proteínas, a batata doce ainda apresenta vitaminas A, E, C e K e do complexo B.

Batata Yacon
Conhecida como “batata para diabéticos”, a batata yacon tem essa fama por ajudar a reduzir os níveis de glicemia no sangue. De acordo com profissionais, a pessoa que desejar utilizar a yacon para esses fins, deve consumir frequentemente 100g do alimento. Ela pode ser consumida cozida, nos pães ou até mesmo crua na salada. É rica em fibras e tem um sabor moderadamente adocicado.

Batata Baroa
Também conhecida por mandioquinha, a baroa é outra figura popular no mundo fitness. Rica em fósforo e em vitaminas A, B e C, ela costuma ser consumida cozida ou em purês.

Batata Asterix
Com características diferentes das outras, a asterix possui uma casca rosada e o interior amarelado. Além disso, é rica em vitamina C, minerais e fibra dietética. Esse tipo de batata é conhecida por ficar muito boa frita, sendo bastante utilizada, portanto, para produzir as French Fries (pré-fritas congeladas), isto porque, ela possui um alto teor de amido.

Benefícios para a saúde
Melhora a aparência da pele. Devido às suas vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, potássio e antioxidantes como, por exemplo, a antocianina, o legume é um excelente aliado para manter a pele saudável;
Ameniza inflamações. As batatas possuem bioativos, como a quercetina, portanto, atuam no processo desinflamatório;
Facilita a digestão. As batatas consumidas cozidas ou assadas com casca, estimulam enzimas, contribuindo assim para uma melhor digestão. Do mesmo modo, diminui os problemas gastrointestinais;
Melhora o funcionamento cerebral. Devido às suas vitaminas do complexo B, como por exemplo, a dopamina, que faz parte do grupo de neurotransmissores, este legume é essencial para o bom funcionamento cerebral;
Melhora o sistema cardiovascular. Entre as opções mais ricas em fibras e que contribuem para prevenir as doenças cardiovasculares, está a batata doce;
Boa para os rins. As batatas são ricas em magnésio, portanto, ajudam a manter o bom funcionamento dos rins, impedindo que os cálculos renais surjam.

Fonte: Jessica Rosa | Imagem: Feliz Melhor Idade

Uniguaçu