Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – ALIMENTOS QUE ACELERAM O ENVELHECIMENTO E DEVEM SER EVITADOS

Publicado

em

Safismi

Se alimentar bem é a principal forma de garantir o bom funcionamento do nosso organismo.

Por isso, uma alimentação saudável é responsável por evitar diversas doenças e também reflete na nossa aparência, seja na pele, nas unhas, nos dentes ou nos cabelos. Além disso, existem alguns alimentos que aceleram o envelhecimento e deveriam ter seu consumo evitado ou reduzido.

Alimentos industrializados, como embutidos, ultraprocessados e frituras são ricos em sódio e açúcares e, por isso, são responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento. Isso porque eles dão origem aos produtos finais de glicação avançada (ou AGEs), que se formam quando o excesso de açúcar e carboidratos interagem com proteínas e gorduras. Os AGEs alteram as estruturas de colágeno e elastina, responsáveis pela boa aparência da pele.

Além disso, o tabagismo, noites más dormidas e o excesso de sol sem proteção somados à má alimentação aceleram ainda mais o envelhecimento. Isso ocorre porque o excesso de radicais livres formados por esses maus hábitos somados aos AGEs, provocam a danificação do DNA das células.

A alimentação pobre em nutrientes não consegue produzir as as proteínas, os antioxidantes e os agentes anti-inflamatórios necessários para defender o organismo contra os AGEs e radicais livres. Dessa forma, o nosso corpo fica mais propenso ao envelhecimento cutâneo acelerado e a desenvolver doenças como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Mesmo que esses alimentos provoquem uma sensação de saciedade, isso é momentâneo. Assim, a fome logo volta e com ela a preguiça, pois a energia necessária ao nosso corpo só consegue ser gerada por uma dieta balanceada. Portanto, trouxemos uma lista com alimentos que aceleram o envelhecimento e podem ser muito prejudiciais se consumidos em excesso para você ficar atento.

Doces
Bebidas alcoólicas
Vinhos
Cafeína
Bebidas energéticas
Refrigerantes
Chá preto
Suco industrializado
Carne vermelha
Carnes processadas
Carne queimada
Comida picante
Alimentos com xarope de milho
Alimentos à base de trigo
Margarina
Gordura trans
Sal
Alimentos rápidos de microondas

Por isso, busque ao máximo evitar esse tipo de alimento e prefira sempre as opções de comida frescas.

Fonte: Área de Mulher | Imagem: Portal Amigo do Idoso

Uniguaçu