Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS – EXEMPLOS, BENEFÍCIOS E AÇÃO NO CORPO

Publicado

em

Safismi

Conheça os alimentos anti- inflamatórios que não podem faltar em sua dieta

1- Salsão – é um vegetal que possui mais de vinte compostos anti-inflamatórios. Então, ele é um dos protagonistas no assunto. Por fim, ele ainda é fonte de vitamina C, cálcio, fósforo, ferro, cobre, sódio e de óleos essenciais.
2- Cúrcuma – é um agente antisséptico, antibacteriano natural e um desintoxicante. Para desfrutar de seus benefícios, portanto, você pode acrescentar uma pitada de cúrcuma moída no final das preparações cozidas, por exemplo.
3- Cogumelos – contêm uma propriedade que aumenta e contribui com a imunidade na hora de combater uma infecção. Além disso, eles também possuem características antimicrobianas e, atualmente, são utilizados para diversos tratamentos.
4- Óleo de peixe – é uma das principais fontes de ômega-3 e ácido graxo, que ajuda a reduzir a inflamação. Por isso, é um produto que deve ser consumido por quem sofre com doenças inflamatórias.
5- Limão – é uma grande fonte de vitamina C para o organismo. Portanto, é de suma importância no dia a dia. Ele também é principal responsável por fortalecer a imunidade.
6- Azeite extravirgem – é extremamente rico em polifenóis, substâncias que proporcionam benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios.
7- Couve e espinafre – ajudam a equilibrar o pH do corpo. Ao diminuir a acidez do organismo, o risco de inflamação cai. Por isso, vale muito apostar nesse consumo.
8- Abóboras – ricas em carotenoides, que são antioxidantes. Portanto, funcionam como uma proteção contra o excesso de radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e até câncer.
9- Mirtilo – reduz as inflamações do aparelho digestivo. Dessa forma, ele é considerado um dos frutos com maior nível de antioxidantes e um poderoso aliado do sistema imunológico.
10- Gengibre – ajuda na prevenção de doenças e auxiliando no combate ao envelhecimento precoce.
11- Frutas vermelhas – como por exemplo o morango, a amora e a framboesa -, contêm antioxidantes chamados antocianinas. Sobretudo, estes compostos têm efeitos anti-inflamatórios que podem reduzir o risco de doenças crônicas.
12- Chia – possui ação anti-inflamatória e é importante para a manutenção da saúde cardiovascular.
13- Mel – é uma boa fonte de minerais para o nosso organismo, tais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo, beneficiando a saúde de uma forma geral.
14- Abacate – é rico em potássio, magnésio, fibras e gorduras monoinsaturadas saudáveis ​​para o coração, além de conter carotenoides e tocoferóis, que estão associados à redução do risco de câncer.
15- Linhaça – ajuda na proteção contra bactérias e vírus. Seus efeitos anti-inflamatórios ainda são importantes para aliviar os sintomas de bronquite e cistite e auxiliar em casos de inflamação dos rins e da bexiga.
16- Repolho roxo – é fonte de antocianinas, um potente agente anti-inflamatório. Além disso, contém outros nutrientes com as mesmas propriedades, como glutamina e polifenóis.
17- Cereais – Lentilha, ervilha, feijão, aveia, cevada, centeio, cereais de milho, amendoim, arroz (preto, vermelho ou integral) e soja também entram na categoria alimentos anti- inflamatórios.
18- Chocolate amargo com 70% (ou mais) de cacau podem ser sobremesas verdadeiramente livres de culpa.
19- Frutas – As seguintes frutas também fazem parte dos alimentos anti-inflamatórios: acerola, tomate, kiwi, goiaba, uva, abacate, maracujá, limão, maçã, abacaxi, coco, manga, caju, açaí e guaraná, amora, ameixa, abacaxi, jabuticaba, morango, mamão.
20- Alho – é um dos alimentos anti- inflamatórios mais poderosos. Porque reduz o processo inflamatório e é um aliado no combate a doenças como gripes, resfriados, gastroenterites, aftas, bronquites e herpes.

Fonte: Área de Mulher | Imagem: Dicas de Saúde

Uniguaçu