Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – 14 ALIMENTOS COM BAIXA CALORIA MAS RICOS EM NUTRIENTES

Publicado

em

Safismi

Salada de alface e tomate, sem molho e sem graça, todo dia no jantar… Essa é a ideia que vem na mente de muita gente quando se fala em alimentos com baixa caloria. Felizmente, a verdade é que existem sim opções pouco calóricas, mas que reúnem muito sabor e também nutrientes que são tudo de bom pra saúde.
Se forem ricos em fibras, melhor ainda, pois proporcionam maior sensação de saciedade.
Chegou a hora de descobrir mais ingredientes que não podem faltar à mesa se a ideia é maneirar nas calorias, sem deixar saúde e sabor de lado. Confira:
Legumes e hortaliças
Cogumelos: versátil, delicioso e cheio de nutrientes. Tem como ser melhor? A resposta é sim, pois além de todos os benefícios, os cogumelos têm pouquíssimas calorias. Uma porção de 100g tem, em média, de 14 a 22 calorias. Além disso, esse alimento é fonte de antioxidantes e vitaminas do complexo B.
Repolho: o rei da horta dá também uma forcinha na hora de curar infecções e úlceras, atua na prevenção do câncer e além disso, ajuda na redução dos níveis de colesterol. O vegetal ainda é fonte de antioxidantes e vitaminas K, C, A e B6 – e tudo isso em apenas 25 calorias numa porção de 100g.
Couve-de-bruxelas: que tal criar uma salada crocante e diferente aproveitando o sabor e os nutrientes desse vegetal? Pois é! A porção de 100g fornece apenas 42 calorias, garantindo as vitaminas C, K e muitas fibras.

Abóbora: tudo de delícia e nada de calorias. Isto porque esse alimento rico em potássio e betacaroteno é um aliado e tanto nas dietas baixas em calorias. Vai bem da sopa à sobremesa, em apenas 26 calorias por porção.
Couve-flor: 100 gramas desse alimento têm apenas 25 calorias, e um montão de benefícios à saúde. O vegetal contém antioxidantes, potássio, fósforo, cálcio, vitaminas do complexo B, além de K e C.
Beterraba: apesar do sabor adocicado, a beterraba merece um lugar na lista de alimentos com baixa caloria. Afinal, uma porção de 100g contém 43 calorias.
Berinjela: um verdadeiro coringa na cozinha, a berinjela é fonte de fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, e alcaloides. Isso sem pesar nadinha já que, em 100 gramas, ela apresenta 20 calorias.

Quais são as frutas com baixas calorias?
Existem também frutas com baixa caloria, e que ajudam a deixar a vida e alimentação mais leve e gostosa, além de fornecer vitaminas essenciais pra saúde. Espia só:
Laranja: com apenas 47 calorias, em média, por unidade, entre seus benefícios se destaca a vitamina C. Aliás, uma laranja média oferece a dose diária recomendada desse nutriente, e ainda garante flavonoides e betacaroteno.
Pera: que tal um alimento que, além de ter poucas calorias, ajuda na digestão e na saciedade? É o caso da pera, que fornece apenas 57 calorias a cada 100g.
Melancia: sendo a fruta que contém mais líquido (95% de seu peso é água), a melancia é uma aliada da hidratação e é um dos principais alimentos com baixa caloria, pois fornece 20 kcal a cada 100 gramas.
Morango: 100g de morango contêm apenas 30 calorias. Além de ser um exemplo de alimento com calorias negativas, ainda possui efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Maçã: já ouviu falar que uma maçã por dia mantém o médico longe? Pois é e não é à toa – a fruta é rica em antioxidantes, e ainda contém fibras como a quercetina, que auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue, atua na boa digestão e ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Uma porção de 100g de maçã fornece apenas 56 calorias.

Kiwi: na lista de frutas com baixas calorias, não poderia faltar o exótico kiwi. Afinal, contém apenas 50 calorias numa porção de 100 g. Laxativo e rico em vitamina C e fibras, além disso o kiwi ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, e a aumentar a sensação de saciedade.
Tomate: da pizza à saladinha, poucos alimentos são tão versáteis como o tomate. Além disso, esse ingrediente contém potássio, fibras, vitamina C e apenas 19 calorias numa porção de 100g.

O que comer à noite com poucas calorias?
Optar por consumir refeições com baixas calorias à noite não precisa ser um sofrimento. Sem contar que pular essa refeição pode fazer com que se tenha mais fome no dia seguinte. Por isso, a melhor pedida é o equilíbrio, optando por alimentos leves e que não vão atrapalhar a qualidade do sono. Algumas ideias são:
Legumes cozidos;
Saladas com mix de folhas verdes;
Sopas e cremes;
Vitamina de morango ou kiwi;
Panquecas;
Omeletes e ovos em geral;
Crepioca;
Melhor do que passar por dietas restritivas é buscar uma reeducação alimentar, pois ela promove benefícios mais duradouros para a saúde, além de uma relação mais consciente e amigável com a comida.

Fonte: Liv Up | Imagem: El País

Uniguaçu