Connect with us



Notícias

Alerta: nível do Rio Paraná sobe com abertura de vertedouro nesta segunda, 18

Publicado

em

Safismi

O baixo nível do Rio Paraná nos últimos meses tem chamado a atenção da população de Foz e região. Muita gente está visitando as margens do Rio para fazer fotos. No entanto, a Defesa Civil e a Itaipu emitiram alerta neste domingo, 17, para que as pessoas não fiquem próximas ao leito a partir de amanhã, segunda-feira, 18, pois o vertedouro será aberto. Com isso, o nível irá subir de forma abrupta e colocará em risco a vida de quem estiver no local.

Outra orientação é destinada a pescadores e comunidade fluvial que utiliza o Rio para navegação. A abertura do vertedouro, além de fazer o nível subir, vai fazer com que a correnteza aumente a velocidade. Portanto, é necessário tomar todos os cuidados.

Nos últimos dias também foram registrados vários casos de pessoas que tentam atravessar o Rio de forma ilegal para chegar ao Paraguai ou ao Brasil. Para isso, muitos utilizam barcos improvisados, e até houve tentativas a nado. Mesmo nas atuais condições, são atos de muito risco e que com a abertura do vertedouro o risco será intensificado.


Abertura do vertedouro
A decisão pela abertura do vertedouro aconteceu numa operação de ajuda ao Paraguai, que sofre com a forte estiagem e precisa dar escoamento à safra de grãos do país. A medida, uma decisão das chancelarias brasileira e paraguaia referendada pelo Conselho Administrativo, também favorece a Argentina pelos mesmos motivos. Abaixo da usina, a ajusante, o rio Paraná está praticamente seco causando problemas de navegabilidade para os países vizinhos.

O vertimento inicial previsto deve durar 12 dias. Não haverá prejuízo para a produção, já que a demanda solicitada à Itaipu continua baixa. Há mais de um mês, governos brasileiro, paraguaio e argentino vêm negociando maior produção da usina de Itaipu, que havia sido reduzida em função do desaquecimento da economia.

Uniguaçu