Connect with us



Agricultura

Agricultura e Fiep vão unir esforços para fomentar agroindústria

Publicado

em

Safismi

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) vão desenvolver ações conjuntas em prol do desenvolvimento da agroindústria. O assunto pautou uma reunião nesta segunda-feira (11) entre o secretário da Agricultura; Norberto Ortigara, e o presidente da Fiep Edson Campagnolo. Também participaram o diretor-geral Rubens Niederheitmann da Secretaria e a coordenadora de relações governamentais da Fiep, Letícia Rezende.

A ideia é pensar ações conjuntas que proporcionem redução dos custos de produção e maior renda para os produtores, principalmente com o desenvolvimento da infraestrutura.

Além disso, colaborar para a ampliar o processamento dos produtos, já que o estado é um polo de produção de proteína animal. A Secretaria, em conjunto com a entidade, quer atrair investimentos, tecnologia e empresas de ponta que ajudem a cumprir esse objetivo, além de incentivar pequenas cooperativas paranaenses.

AMBIENTE – Para Ortigara, é fundamental desenhar políticas públicas que auxiliem investimentos e fortalecer a infraestrutura do estado, criando um ambiente favorável para a qualificação e melhor desempenho dos agricultores.

“O objetivo é escapar de variações abruptas de preço que ocorrem no mercado primário, então quanto mais processado, melhor”, disse o secretário. “Enxergamos a indústria como uma grande parceira. Foi-se o tempo em que era considerada adversária para o ganho do agricultor. A visão moderna é de um jogo de ganha-ganha, e quanto mais processada a produção, melhor para a sociedade”, afirmou.

O presidente da Fiep Campagnolo destacou que muitas melhorias podem acontecer no ambiente agroindustrial do Paraná, principalmente com o avanço tecnológico. “O estado que sempre teve um agronegócio muito intenso. Quando a indústria começou a se desenvolver, foi justamente porque houve modernização, novos equipamentos, novas tecnologias. Isso, mais do que nunca, hoje está presente em qualquer região do estado. São muitas oportunidades que a indústria e a agricultura têm para caminhar juntas e devemos aproveitar”, afirma.

Na conversa, as lideranças também abordaram a necessidade de investimentos em educação, nos colégios agrícolas. Atrair jovens para o ensino especializado na produção agropecuária, associando à tecnologia e desenvolvimento de start ups, é uma oportunidade de colocar o Paraná como referência.

COOPERATIVAS – O diretor-geral da Secretaria da Agricultura, Rubens Niederheitmann, reforçou durante o encontro o programa de apoio em andamento, em parceria com a Emater e a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

O programa visa alavancar o crescimento de pequenas cooperativas, o que é uma das ações pertinentes para a linha de trabalho desta gestão. Cerca de 50 associações e cooperativas já estão recebendo capacitação.

O Paraná conta com 246 pequenas cooperativas da agricultura familiar, envolvendo mais de 162 mil pequenos produtores rurais, que precisam de apoio desde o campo até a agroindústria. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento planeja detalhar um programa de suporte em logística, pequenas agroindústrias e mesmo nas lavouras, para intensificar uma produção de alimentos saudáveis.

 

AEN

Uniguaçu