Connect with us



Agricultura

Acidente com navio chinês em porto da Argentina compromete ainda mais fluxo do complexo soja

Publicado

em

Safismi

Um acidente ocorrido nesta terça-feira (24) no porto de General San Martin, em Santa Fé, na Argentina, comprometeu ainda mais a situação do complexo da oleaginosa no país. Um navio carregado com farelo de soja atingiu o cais e arrancou o shiploader no terminal 6 do porto enquanto fazia suas manobras.

Segundo informações de agências internacionais, a embarcação bateu no container no pier, e em algumas construções. Vários estivadores caíram na água, mas foram resgatados, alguns sofreram ferimentos leves. Nenhuma informação sobre danos do navio foram reportados.

O acidente pode atravancar ainda mais o fluxo da soja e de seus derivados na Argentina, uma vez que o terminal – construído na década de 90 – responde por 20% das exportações de farelo do país.

As notícias dão conta ainda de que os impactos deverão chegar também ao esmagamento argentino de soja. O terminal, afinal, esmaga cerca de 20 mil toneladas ao dia ou 6,5 milhões ao ano.

E esse é o segundo acidente em poucos meses. Em dezembro, um terminal da Cofco pegou fogo e também comprometeu a capacidade de processamento do país. Assim, se este terminal ainda estiver sem funcionar, serão quase 14 milhões de toneladas de capacidade inoperante.

Notícias Agrícolas

Uniguaçu