Connect with us



Notícias

Acamis registra recorde de recolha de materiais recicláveis em Missal no mês de junho

Publicado

em

Safismi

A Associação dos Catadores de Materiais recicláveis de Missal (Acamis) registrou um recorde de recolha de materiais recicláveis no último mês de junho. Foram recolhidos em todo o território do município, 50 toneladas de materiais. Esse material, além de trazer um benefício ambiental ao município, proporciona renda direta a 11 famílias associadas a Acamis.

O trabalho que vem sendo desenvolvido junto a Administração Pública, tem facilitado a recolha e proporcionado um aumento da coleta, além, claro, da conscientização da população em realizar a separação de forma adequada. Desde 2018, quando o trabalho foi intensificado com a contratação de uma técnica para a UVR (Unidade de Valorização de Recicláveis), mais que triplicou a recolha, passando de aproximadamente 16 toneladas por mês, para as 50 toneladas registradas em junho.

São cerca de dois anos de trabalho, desenvolvendo projetos que facilitem a recolha e um trabalho intenso de conscientização da população. O trabalho, ainda contribui com o aumento da vida útil do aterro sanitário do município, que vai receber adequações. Ainda há muito a evoluir, mas de forma gradativa este trabalho, que num primeiro momento parece simples, traz benefícios ambientais, econômicos, saúde e educação, pois, há ainda um trabalho de Educação Ambiental junto a rede municipal de Ensino.

Coleta Seletiva em Missal

A coleta seletiva com a inserção de catadores acontece em Missal desde 2004. Porém, em 2018 com a contratação do técnico para a UVR ofertado pela Itaipu Binacional, no mesmo período em que chegaram os novos equipamentos na Associação, houve um aumento significativo de 11% do reaproveitamento do material reciclável já no primeiro mês, e assim sucessivamente até chegar aos 75% de aproveitamento de materiais.

Foram realizados trabalhos de educação ambiental, como entrega de bolsa de ráfia e panfletos porta a porta, bem como, palestras e visitas com os alunos da rede municipal de ensino e demais atividades de educação ambiental.

Entre os objetivos estão a erradicação da pobreza, geração de emprego e renda, prolongar a vida útil do aterro sanitário, qualidade de vida e preservação do meio ambiente, inserção social dos catadores, diminuir custos com limpeza pública, incentivar o fortalecimento de cooperativas e associações, evitar a poluição do solo, água e ar, melhorar a limpeza do município, e diminuir o desperdício.

Em 2018, quando iniciou um trabalho intensificado, houve 30% de aproveitamento de material reciclável, com aumento para um aproveitamento de 75% conforme a execução das etapas, cujo objetivo ainda é atingir 100% de reaproveitamento do material.

Entre os benefícios, está a participação de 11 famílias integrantes da Acamis, 4 empregos gerados de forma direta, aumento da renda dos associados em mais de 40%. Além disso, cerca de 140 alunos da rede municipal de Educação visitam por ano a UVR (Barracão). Como já informado, um dos pontos favoráveis é o aumento da vida útil do aterro sanitário, e o registro de 40 toneladas de material reciclável que são recolhidos e comercializados por mês, chegando a 50 toneladas neste mês de junho.

Projeto Inscrito no Prêmio Gestor Público Paraná

O trabalho desenvolvido junto a Acamis, foi inscrito no Prêmio Gestor Público Paraná, que está na 8ª edição. Com o objetivo de valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade, o Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) está ajudando a melhorar a vida dos paranaenses.

Por meio da valorização da capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os projetos e implantaram ações em favor do desenvolvimento local, o PGP-PR também pretende incentivar os municípios do estado a adotar metodologias de planejamento, execução e controle de projetos em seus programas governamentais.

Além do reconhecimento dos serviços públicos de qualidade, o PGP-PR proporciona a possibilidade de outras cidades se inspirarem nas boas práticas e as experiências exitosas, gerando processo virtuoso. O Prêmio é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), detentor da marca Prêmio Gestor Público Paraná.

Tema 2020: Empreendedorismo

Neste ano, o tema do Prêmio Gestor Público Paraná – PGP-PR é “Empreendedorismo: Idealizar, Realizar e Transformar”. Serão premiadas a criatividade e a inovação na gestão pública, por meio de iniciativas que melhorem a dinâmica de trabalho dos servidores e o dia-a-dia de toda a sociedade, tornando o serviço público empreendedor e eficiente.

A 8ª edição do PGP-PR busca destacar projetos que contemplem o empreendedorismo em um ambiente interno da administração pública municipal, no qual o município é quem idealiza, realiza e transforma, promovendo iniciativas que integram a simplicidade e a inovação de maneira criativa e sustentável.

O que é o Prêmio

Nascido em 2013, o Prêmio Gestor Público Paraná é uma iniciativa do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná que visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal. Ao longo destes 7 anos, o PGP-PR se consolidou como uma das mais importantes premiações do Brasil neste segmento, com projetos que hoje servem de inspiração para gestores públicos de todo o país.

Assessoria

Uniguaçu