Connect with us



Destaques

Acadêmico de São Miguel do Iguaçu apresenta pesquisa no Congresso Brasileiro de Enfermagem

Publicado

em

Safismi

O acadêmico e presidente do Diretório de Enfermagem (DAENF) da FAESI – Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu, Augusto Sapegienski, foi selecionado para apresentar um trabalho de pesquisa no 70º CBEn – Congresso Brasileiro de Enfermagem.

O evento começou nesta terça-feira (13) em Curitiba e segue até sexta-feira, dia 16 de novembro.

“A inscrição foi feita no mês de setembro, encaminhei o trabalho e no final do mês veio a aprovação com alguns ajustes. Ele foi publicado já no primeiro edital. Eu terei um tempo de apresentação e um tempo para responder perguntas sobre o projeto”, explicou.

O acadêmico já está na Capital do Estado e participará de toda programação do evento.

Segundo ele, a faculdade contribuiu muito para que a pesquisa se desenvolvesse. O apoio dos docentes e da coordenação do curso também é um incentivo importante para que o trabalho conquistasse uma vaga no evento nacional.

A PESQUISA

Augusto participará da apresentação de trabalhos (E-poster e Comunicação Coordenada) nesta quarta-feira, dia 14, a partir das 14 horas. O tema da pesquisa é: “A importância de políticas públicas e a participação da Enfermagem no enfrentamento à violência doméstica no âmbito do SUS”.

Acesse e confira todos os trabalhos inscritos.

“A ideia do projeto que foi inscrito partiu de uma atividade realizada na Secretaria de Saúde de Medianeira, local onde eu trabalho. em parceria com a Promotoria de Justiça do município. É um estudo através de um grupo referente a violência doméstica”, detalhou.

O estudou foi realizado com todos os participantes do grupo reflexivo,

O CONGRESSO

O 70º CBEn e demais eventos promovidos pela ABEn Nacional e realizados pela ABEn Seção Paraná acontecerão na cidade de Curitiba -Paraná, no período de 13 a 16 de novembro de 2018.

O estado do Paraná teve o privilégio de sediar quatro Congressos Brasileiros de Enfermagem, organizados nos anos de 1962, 1974, 1991 e 2001, ressaltando que o último Congresso teve a participação de 5.831 congressistas, 4.321 trabalhos científicos apresentados e 82 livros lançados. Na ousadia de alcançar público semelhante, se requer estratégias capazes de mobilizar a categoria para discussão de temas relevantes ao seu processo de cuidar.

Deste modo, a programação científica do 70º CBEn é orientada pelo tema central “Processo de cuidado como centralidade da Enfermagem”. Este tema se desdobrará também para o desenvolvimento do 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde-SENABS e do 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem – CLAHEn.

O tema foi escolhido a partir de consulta pública em redes sociais, a qual resultou em lista preliminar de mais de uma centena de assuntos. Após a categorização dos assuntos por similaridade e retrospectiva dos temas das últimas edições do CBEn, o Comitê Gestor do 70º CBEn e dos demais eventos convidou instituições de saúde e de ensino para participarem de oficina para sua discussão e definição. A oficina contou com a presença de 26 enfermeiros, culminando com a composição da Comissão de Temas e com indicativo do tema central e de seus principais eixos. Duas semanas após a oficina, membros da Comissão de Temas trabalharam sobre o material produzido e construíram o título provisório, que posteriormente foi apresentado, debatido e aprovado no Conselho Nacional da ABEn – CONABEn.

Foram definidos três eixos temáticos, a saber: Eixo 1 – A história e a contemporaneidade do processo de cuidar; Eixo 2 – Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde, e Eixo 3 – Ética e bioética no processo de cuidar.

No 6º SENABS o tema será no domínio da Atenção Primária a Saúde; e para o 5º CLAHEn será direcionado aos determinantes históricos do processo de cuidar; O Comitê Gestor já realizou contatos na perspectiva de parcerias, dentre outras, com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Universidade Positivo, Universidade Federal do Paraná, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Maringá.

 

Assessoria

Uniguaçu