Connect with us



Notícias

Abertas inscrições para o curso de formação de educadores ambientais

Publicado

em

Safismi

Estão abertas as inscrições para o Programa de Formação de Educadores Ambientais (FEA) em Foz do Iguaçu. O objetivo é oportunizar a formação de pessoas atuantes no município, a fim de que possam colaborar e interferir com as decisões locais, regionais e nacionais em favor da melhoria da qualidade de vida da população.

O programa é oferecido pelo Coletivo Educador Municipal de Foz do Iguaçu em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Unila, Sanepar e apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

As vagas são limitadas a 35 pessoas e o período de inscrição segue até o dia 10 de outubro. Não haverá custo para a participação no curso, que será dividido em encontros presenciais e momentos de aprendizagem prática. Os encontros presenciais acontecerão em espaços das instituições integrantes do Coletivo Educador Municipal.

Podem participar pessoas com qualquer nível de escolaridade, desde que tenham histórico pessoal de comprometimento com as questões socioambientais, representatividade social e potencial de liderança.

A certificação será pelo Instituto Federal do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu, respeitando o cumprimento de 75% da carga horária presenciale 75% da carga horária com as comunidades de aprendizagem.

“O objetivo final é fortalecer a construção de políticas públicas que transformem a cidade em um lugar sustentável, por meio do diálogo entre coletivos, colegiados, redes, fóruns, programas e ações socioambientais desenvolvidas no âmbito local e articuladas em outros níveis”, explica Rosani Borba, professora e educadora ambiental.

FEA
A Formação de Educadores Ambientais (FEA) é um processo formativo, alinhado à Política Nacional de Educação Ambiental e embasado nos documentos Carta da Terra e Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

O curso acontece por meio da metodologia da Pesquisa-Ação-Participante (PAP), também conhecida como Pessoas-que-Aprendem-Participando, a qual se desenvolve mediante círculos de diálogos que vão se ampliando e constituindo “mandalas” multiplicadoras de saberes e cuidados socioambientais.

Conteúdo Programático do curso:

1: Histórico da Educação Ambiental, Política de EA, ProNEA, Metodologia do processo FEA e do Coletivo Educador;
2: Marcos Legais e Norteadores da Educação Ambiental;
3: Metodologias para a constituição das Comunidades de Aprendizagem;
4: Água, Saúde e Meio Ambiente;
5: Saneamento Ambiental I;
6:Saneamento Ambiental II;
7: Alimentação saudável e a relação com a água;
8: Impactos vinculados a questão da água;
9. Avaliação do processo de formação e diálogos sobre as comunidades de aprendizagem.

 
Inscrição pelo LINK
Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu

Uniguaçu