Connect with us



Notícias

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo orienta empresas sobre o cadastramento no Cadastur

Publicado

em

A prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, está orientando Prestadores de Serviços Turísticos sobre a importância do cadastramento no Cadastur, programa do Ministério do Turismo em parceria com órgãos oficiais, que atua nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

De acordo com o secretário da pasta, Arlênio Boaroli, o cadastramento é uma maneira de incentivar ainda mais o turismo local. “É muito importante as empresas realizarem o cadastramento para assim estarem preparadas para receber os turistas. Afinal, o cadastramento é uma maneira de incentivar ainda mais o turismo do município. Atualmente, Santa Terezinha se tornou rota de grandes eventos e conta com espaços amplos de lazer, como é o caso da ciclovia, e isso tem chamado a atenção dos visitantes”, ressalta.

“O Cadastur visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil, por meio do cadastro de empresas e profissionais do ramo. Nesta semana, estamos reforçando a importância do cadastro para os prestadores de serviço de Santa Terezinha, visto que muitas ainda não fazem parte do sistema. Por isso, contamos com a colaboração de todos”, acrescenta a coordenadora de turismo do município, Angelica Nazario.

O sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas atua no setor de turismo e garante diversas vantagens e oportunidades aos cadastrados. Dentre elas, o acesso a financiamento por meio de bancos oficiais, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo. Incentiva também participação em programas e projetos do Governo Federal e gera visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal, uma importante fonte de consulta para o turista.

Ainda de acordo com a coordenadora de turismo do município, o cadastramento no sistema é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos, transportadoras turísticas e de acampamentos turísticos. No caso dos restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, casas de espetáculos, empreendimentos de entretenimento, lazer e de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, o cadastro não é obrigatório, mas pode ser realizado, afim de garantir mais visibilidade aos prestadores destes serviços.

CADASTRO

O Cadastro é gratuito e tem validade de 02 anos para pessoas jurídicas e cinco anos para guias de turismo. Para se cadastrar é simples, os prestadores de serviço devem acessar o site (www.cadastur.turismo.gov.br) e preencher os dados solicitados. Ao completar o cadastro, o prestador receberá no e-mail cadastrado o login e a senha para acessar o sistema. Em caso de dúvidas ou dificuldade para completar a ação, o recomendado é de que os mesmos procurem a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, onde serão orientados sobre o procedimento e cadastrados no sistema e, consequentemente, usufruir de todas as vantagens.

A Secretaria fica localizado na Rua 1º de Maio, na região de central de Santa Terezinha.

Fonte: DECOMSTI

 

Uniguaçu