Connect with us



Notícias

A pedido do PSL, TRE-PR fará auditoria pública em urnas de quatro seções

Publicado

em

Safismi

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) vai realizar, no dia 19 de outubro, uma auditoria pública nas urnas de quatro seções do Paraná.

A decisão do desembargador Gilberto Ferreira atende pedido da Comissão Provisória do Partido Social Liberal (PSL) para a realização de auditoria nas urnas das seções 311, 292, 654 e 664.

O pedido foi feito, segundo a decisão, após relatos de que as urnas teriam concluído o procedimento de votação imediatamente após a digitação dos dois números para candidato à Presidência, sem que o eleitor digitasse a tecla “confirma”. Os casos foram registrados no primeiro turno, no dia 7 de outubro.

Há também relatos que circulam nas redes sociais, segundo a decisão. “As demais alegações de incidentes vieram documentadas no pedido inicial e correspondem aos seguintes relatos que circularam pelas redes sociais: 1) direcionamento do voto ao candidato Fernando Haddad (13); 2) ausência de foto do candidato Jair Bolsonaro (17); 3) ausência de oportunidade para votação ao cargo de presidente; 4) ausência de finalização da votação após a votação para presidente (ausência de sinal sonoro e mensagem “fim”)”.

As urnas que passarão por auditoria ficam nas seções 654 e 664, da 1ª Zona Eleitoral de Curitiba, e na seção 292, da 9ª Zona Eleitoral de Campo Largo. A urna da seção 311 não teve sua Zona Eleitoral informada e o desembargador pede, ao requerente, a especificação, já que várias zonas eleitorais possuem seção 311.

Ainda no documento, o desembargador fala a respeito dos procedimentos realizados para garantir a segurança das urnas e afirma que o tribunal tem o dever de averiguar todas irregularidades que “possam macular o processo eleitoral, não só para punir eventuais infratores, como para corrigir e aprimorar o sistema para os próximos pleitos eleitorais”.

A auditoria vai verificar se os sistemas instalados nas urnas auditadas são os mesmos que foram lacrados pelo TSE; se as urnas estavam em perfeitas condições de uso e funcionamento; se há indícios de qualquer espécie de fraude no sistema ou no funcionamento das urnas.

A auditoria contará com a presença de três técnicos indicados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), três técnicos do TRE, um técnico indicado pela Polícia Federal e um pelo partido dos candidatos.

 

Paraná Portal

Uniguaçu