Connect with us



Notícias

Ouvinte capta o sinal da Rádio Jornal AM na Finlândia

Publicado

em

Com sistema irradiante instalado em São Miguel do Iguaçu, a Rádio Jornal AM 1400 leva seu sinal para as regiões oeste e sudoeste do Paraná. O que muitos não sabem é que existe uma atividade chamada “dexismo”, que consiste no dial emissoras de locais distantes. É o caso de Jim Solatie, 50, morador da Finlândia, no norte da Europa.

Vale ressaltar que a escuta não ocorreu pela internet, mas pelas próprias ondas hertzianas. Ou seja, o sinal da Rádio Jornal percorreu mais de 10 mil quilômetros até chegar no norte da Europa. Para se ter uma ideia da distância, uma viagem de avião levaria aproximadamente 21 horas de voo.

“Foi surpreendente ouvir sua estação de um país tão distante”, comenta Jim em e-mail enviado à Rádio Jornal São Miguel. Para conseguir o feito, o dexista utilizou uma antena de longo alcance de 1000 metros direcionada ao Brasil.

A escuta foi registrada no dia 24 de outubro às 2:32, quando foi possível identificar a emissora por meio da vinheta que dizia “Rádio Jornal, Música e Informação”. Para comprovar o feito, o finlandês encaminhou em anexo o trecho de áudio captado.

Jim Solatie é Diretor Administrativo em uma empresa de Pesquisa de Marketing e tem a rádio-escuta como um hobbie. “Aqui em Espoo, cidade onde vivo, temos um clube de rádio-amadores. São quinze membros que se reúnem uma vez por mês e fazem viagens juntos por todo o país no intuito de captar mais e mais estações. Nosso clube publica a Revista Radio World”, explica o ouvinte, que também aproveitou a oportunidade para convidar equipe da emissora para conhecer o clube.

Jim completa a carta manifestando sua admiração pelo Brasil. “O seu país é muito bonito! Em 1999, eu visitei o Rio Grande do Sul, e, no ano 2000, o Rio de Janeiro. Eu adoro tudo no Brasil: o clima, as praias, a comida…e, é claro, o futebol. Eu assisti ao Vasco da Gama, Botafogo, Cruzeiro e Flamengo jogando no Maracanã. Foi sensacional”, disse o finlandês.

A produção da Rádio Jornal respondeu à carta confirmando a identificação da emissora e agradecendo pelo relato emocionante e inusitado. Se você também é um adpto do dexismo, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

Rádio Jornal São Miguel

Uniguaçu