Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – SORO CASEIRO – COMO PREPARAR, QUANDO E POR QUE TOMAR

Publicado

em

O soro caseiro é utilizado para repor os sais e líquidos perdidos decorrente de diarreias e vômitos. É comum tomar quando se está com virose, intoxicação alimentar, dengue ou, em outras palavras qualquer doença que provoque diarreia e vômito.
Deve-se tomar o soro caseiro em pequenos goles e de acordo com a quantidade de líquidos perdidos a cada momento. Entretanto, não é recomendado tomar mais de meio copo de uma única vez, para adultos e crianças acima de 2 anos. Todavia, bebês menores de 2 anos devem tomar de colheradas.
Pessoas idosas, crianças e doentes crônicas igualmente precisam de atenção especial, pois desidratam mais rápido que o normal. Geralmente em um dia.
A solução caseira tem validade de 24 horas, se mantida bem fechada e refrigerada. Nesse sentido, se precisar tomar por mais de um dia, o recomendado é fazer uma nova receita a cada dia.
Em suma, ele é uma mistura de água, açúcar e sal e serve para conter a desidratação. É uma boa alternativa quando não se consegue comprar os preparos prontos em farmácias, por exemplo.
Entretanto, deve-se tomar cuidado com as proporções. As medidas exatas de açúcar e sal irão repor os sais perdidos, e água os líquidos.
A solução, aliás, é usada desde 1970 no Brasil e diminuiu a mortalidade, principalmente de crianças, por desidratação.
Existem duas receitas populares de soro caseiro, levando em conta que você tenha uma colher de sopa ou uma colher-padrão.
1- Receita com colher de sopa
1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
1 colher de café de sal (3,5 g)

2- Receita com colher-padrão
Quando falamos de colher-padrão, estamos nos referindo a disponibilizada pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Você pode encontrá-la em qualquer unidade de saúde pública da sua cidade. Ela contém as medidas exatas de sal e açúcar para compor a solução de soro caseiro.
1 copo (200 ml) de água filtrada ou mineral
2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão

Contraindicações do soro caseiro
Pessoas com diabetes, hipertensão, glaucoma, assim como com doenças renais ou cardíacas não podem tomar o soro caseiro, e devem ir ao médico caso tenham diarreia e vômitos, que poderão levar a uma desidratação. Quando a qualidade da água for duvidosa, o melhor é utilizar as soluções fisiológicas prontas disponíveis em unidades de saúde de forma gratuita ou vendidas em farmácias. Eles são chamados de Sais para Reidratação Oral e da mesma forma possuem quantidades exatas de sal e glicose para diluição em 1 litro de água.
Acima de tudo, é bom lembrar que o soro caseiro não é capaz de parar a diarreia ou vômitos. Somente remédios receitados por um profissional de saúde para a condição médica é capaz de fazer isso. Portanto, se esses sintomas não cessarem em 24 horas, é recomendado procurar uma unidade de saúde.

Fonte: Thainara Pedatella | Imagem: Cedroni

Uniguaçu