Connect with us



Chega Mais

Momento Saúde – MELHORE A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA COM ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS SAUDÁVEIS

Publicado

em

Uma má circulação sanguínea implica em vários sintomas prejudiciais à saúde, como dores no corpo, inchaço, cansaço respiratório entre outros.
Para ajudar a melhorar a circulação sanguínea, algumas mudanças de hábitos podem solucionar de vez o problema. E com isso, aliviar todos os sintomas e melhorar a qualidade de vida. A começar pela alimentação. Ingerir alimentos ricos em vitamina C, água e antioxidantes, tais como frutas, legumes e peixes ajudam e muito. Bem como a prática de uma atividade física prazerosa.
Fazendo isso, é possível aliviar consideravelmente todos os incômodos causados pela má circulação sanguínea. Caso essas mudanças não apresentem o resultado esperado, o problema pode ser mais sério, sendo um indicativo de uma doença cardíaca ou renal. Nesse caso, pode ser necessário consultar um médico para obter um diagnóstico preciso do problema.
Como dito anteriormente, a alimentação é o primeiro passo para melhorar a circulação sanguínea. Sendo assim, alguns alimentos são essenciais em uma dieta que visa melhorar a circulação sanguínea:
Frutas como laranja, limão, kiwi, morango são ótimas para melhorar a circulação sanguínea. Isso porque essas frutas são ricas em vitamina C, que ajuda a fortalecer a parede dos vasos sanguíneos.
Peixes como salmão, atum, sardinha, bem como sementes de chia também são indispensáveis em uma dieta saudável. Estamos falando de alimentos ricos em ômega 3, que ajuda a deixar o sangue muito mais fluído, o que facilita a circulação.
O alho e a cebola são alimentos ricos em alicina, uma substância que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos.
Tomate, castanha-do-pará, amêndoas e manga são fontes de antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos.
Abacate, iogurte e folhas de beterraba também entram nessa lista por serem ricos em potássio, uma substância essencial para a saúde do sistema cardiovascular. Isso porque o potássio ajuda a eliminar e regular a água nas células do corpo, consequentemente diminuindo o inchaço causado pela retenção de líquidos.
O melaço além de muito saboroso, é rico em ferro e outros minerais que favorecem a produção de glóbulos vermelhos e fortalecem o sistema imunológico. Além disso, possui ação anti-inflamatória. Contudo, o seu consumo deve ser equilibrado, de duas a três colheres por dia já são suficiente.
Pimentas, especialmente as mais picantes, como a pimenta-caiena, por exemplo são ótimas para a saúde. Isso porque possuem capsaicina, uma substância que tem alta propriedade vasodilatadora, que estimula o fluxo sanguíneo. Além disso, elas ajudam a equilibrar os níveis de colesterol e pressão arterial, ao mesmo tempo que impedem a formação de coágulos.
Gengibre e açafrão também possuem propriedades anti-inflamatório e antioxidantes, consequentemente, são ótimo aliados da circulação sanguínea.
Além de uma alimentação saudável e balanceada, rica em vitaminas e minerais, alguns hábitos podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea.
Caminhada
Caminhar é preciso e faz muito bem para a saúde. Além de contribuir com o emagrecimento, caminhar também aumenta o fluxo sanguíneo, consequentemente expandindo os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão. Tudo isso facilita o transporte de oxigênio por todo o organismo.
Relaxar
O estresse é inevitável, e faz muito mal à saúde, inclusive a circulação sanguínea. Pode ser a prática de exercícios de respiração, meditação, dormir bem, fazer algo prazeroso e assim por diante. Tudo isso ajuda a diminuir o estresse e ajuda a melhorar a circulação sanguínea.
Se movimentar
Nada melhor para a circulação do que se movimentar, nesse sentido um hábito que pode ser incluído na sua rotina é usar as escadas. Mesmo que tenha um elevador disponível, experimente subir alguns degraus diariamente. Ao subir as escadas, o sangue flui melhor pelo corpo, começando pelo interior dos pés.
Fazer alongamento
Ficar parado na mesma posição por muito tempo não é bom para o corpo. Levante e caminhe um pouco, estique as pernas e os braços. Além de aliviar a tensão, isso irá ajudar a melhorar a circulação e evitar dores no corpo.
Parar de fumar
Não é novidade para ninguém que o tabagismo faz muito mal à saúde, incluindo a circulação sanguínea. Ao fumar, os vasos sanguíneos são contraídos e isso aumenta o risco de doenças pulmonares. Portanto, parar de fumar é essencial para melhorar a circulação sanguínea.

Fonte: Cristyele Oliveira | Imagem: Coris

Uniguaçu