Connect with us



Chega Mais

Alimentação Saudável – DIURÉTICOS NATURAIS – QUAIS SÃO, QUANDO INGERIR E COMO AGEM NO ORGANISMO

Publicado

em

Safismi

Seu corpo está inchado? De antemão, os diuréticos naturais fazem com que o corpo produza mais urina e ajude o organismo a liberar o excesso de água.

Em outras palavras, a retenção líquida causa o inchaço no abdômen, pernas, tornozelos, mãos e pés. Por isso, se você estiver sentindo alguma dessas partes do seu corpo inchadas, pode ser excesso de líquido. Isso pode acontecer por uma série de fatores, seja por problemas renais, cardíacos, hepáticos ou doenças da tireoide.

Na maioria dos casos, esses inchaços são muito comuns. Ainda mais, como possível causa da má circulação do sangue ou medicamentos anti-hipertensivos que aumentam a retenção de líquidos no corpo.

ALIMENTOS DIURÉTICOS
Melancia
Aspargos
Aipo
Beterraba
Repolho
Cranberry
Pepino
Salsa
Alho

Existem vários diuréticos naturais que podem ser encontrados na sua geladeira ou no seu armário da cozinha.
Todavia, lembre-se que mesmo sendo naturais, é importante seguir a recomendação médica. Ao passo que o tratamento for avançando, você pode inserir tais substâncias para complementar sua medicação.

A princípio, alimentos com diuréticos naturais como frutas, verduras e legumes são eficazes no funcionamento dos rins. Do mesmo modo, ajudam na limpeza e filtragem das toxinas do organismo que passam pela urina.

Melancia
A fruta possui mais de 90% de água, ou seja, estimula o aumento da urina no organismo. Além disso, tem altos níveis de potássio e propriedades diuréticas naturais para ajudar o seu corpo a desinchar.
Aspargos
Em suma, esse vegetal é usado desde os primórdios para tratamentos de inchaço, reumatismo e retenção de líquido pré-menstrual.
Aipo
Também conhecido como salsão, o vegetal era muito recomendado por Hipócrates, o pai da medicina, para eliminar o excesso de água no organismo.
Beterraba
Este vegetal serve como um anti-inflamatório por causa da betanina, que dá cor às beterrabas. Além disso, possui a proteína C-reativa e também é rica em potássio, que ajuda na eliminação dos líquidos.
Repolho
É um diurético natural com alto teor de fibra e água. Apesar de ser muito usado na perda de peso, o repolho possui composições que ajudam na retenção líquida. Como também, o repolho roxo serve como anti-inflamatório.
Cranberry
Muito usado no tratamento de infecções urinárias, a fruta também possui eficácia na função diurética natural. Em outras palavras, elimina o excesso de água no organismo e mantém o potássio.
Pepino
O legume estimula o funcionamento dos rins, ajudando a descartar o ácido úrico pela urina. Muito ingerido na salada, o pepino é ideal como diurético natural, já que também reduz o inchaço.
Salsa
Essa planta medicinal é rica em antioxidantes e vitamina C, também é usada tradicionalmente para retenção de água no organismo. Ainda mais, ajudando no aumento da urina e diminuindo o inchaço no corpo.
Alho
O Alho é um excelente aliado na eliminação de líquidos e toxinas no organismo. Além de consumir na comida, muitas pessoas gostam de colocar 4 dentes de alho moídos na água e tomar diariamente.

Em geral, os chás são inteiramente diuréticos naturais. No entanto, há alguns tipos que provocam um efeito mais forte, capaz de estimular a eliminação de líquidos. Consequentemente, também ajudam a diminuir o inchaço.
Essa seleção de chás diuréticos vai ajudar o seu corpo a eliminar o excesso de água, como também no processo de limpeza da urina:
• Dente-de-leão
• Cavalinha
• Hibisco
• Funcho
• Chá verde
• Chá de salsinha

Acima de tudo, os diuréticos naturais só devem ser consumidos com orientação médica ou do nutricionista. Portanto, as pessoas com hipertensão, as grávidas e lactantes devem evitá-los, já que não é recomendado o consumo para esses grupos.
Inchaço nas pernas: Quando sentir cansaço e peso nas pernas. Ao pressionar o dedo na região, é possível saber se está inchado.
Linfedema: Casos de inchaços após cirurgias ou procedimentos médicos.

Infecção Urinária: Com os diuréticos naturais, a pessoa vai ganhar mais produção de urina, assim eliminando mais bactérias.
Excesso de líquidos: Quando sentir o corpo inchado. Principalmente na TPM, após uma viagem ou num dia que comeu demais.
Regular pressão sanguínea: Normalmente, é possível controlar a pressão arterial com cuidados diários. Porém, se estiver acima de 14/9 é considerada grave.
Combater a celulite: A retenção de líquidos é a maior causadora de celulites. Logo, utilizando diuréticos naturais resolverá o problema.

Fonte: Kariny Bianca | Imagem: Pajaris

Uniguaçu