A presença de um animal silvestre chamou atenção de moradores de São Miguel do Iguaçu no início da manhã desta segunda-feira (08/02). Uma paca foi avistada na Rua Irmã Domitila, próximo ao Colégio Fátima, no centro da cidade. Um internauta flagrou a cena ao sair para o trabalho e compartilhou as imagens na internet.
A paca é um roedor de grande porte, que vive em extensa área do país. Devido ao desmatamento, é comum que o animal saia de seu habitat natural e circule em locais urbanos. Embora o fato chame atenção, não há motivo para preocupação, pois o bicho não oferece risco à população.
De acordo com a Polícia Ambiental, a tendência é que a paca retorne naturalmente ao seu ambiente. A recomendação, por tanto, é que os moradores a deixem circular normalmente, pois a captura é feita apenas quando o animal adentra residências e estabelecimento comerciais ou esteja em situação de risco.
A caça ou captura não autorizada, no entanto, é considerada crime ambiental. A espécie é ameaçada por sua carne ser muito apreciada e valorizada. No entanto, a comercialização é permitida somente por criadores autorizados, seguindo todas as regulamentações.
Fernando Figa
Rádio Jornal São Miguel
Imagens: WhatsApp